Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

It's all true
e o Brasil de Orson Welles (1942-1993)



Orson Welles, Viagens, cinema, História, Brasil, Estado Novo, 1937, 1945, its all true, its all true livro, livro orson welles, cinema alameda, historia do cinema alameda, editora alameda orson welles, Márcia Juliana Santos, Márcia Juliana Santos história, Márcia Juliana Santos alameda


Sinopse

O que dizer de um filme gestado e iniciado nos turbulentos anos de 1940, que permaneceu perdido por um intervalo de 40 anos e que ressurgiu reconstruído, finalmente montado, cinco décadas depois?

Mais do que nos contar sobre o processo de produção e de remontagem de It´s all true, projeto inicial de Orson Welles, Márcia Juliana, como boa historiadora que é, nos conta dos contextos, dos discursos e dos vários sujeitos envolvidos na trama, que se inicia nos anos de 1940 e a se arrasta até os anos de 1990.

Costurando toda a complexidade dessa engrenagem – que envolvia, numa mesma rede, projeto pessoal e profissional do genial diretor Orson Welles, interesses do governo americano em tempos de guerra, objetivos comerciais da empresa cinematográfica americana RKO e as ambiguidades do governo brasileiro, marcado pela ditadura e pela política trabalhista e nacionalista, além da morte do líder dos pescadores, Jacaré, em plena filmagem, a descoberta das latas com negativos do filme perdido nos anos de 1980, a morte de Welles, e o processo de montagem de It´s All True – a autora persegue com seriedade os “mares” tortuosos da memória, que se pretende história, produtora de imagens diferenciadas e contraditórias do Brasil.

Que Brasil enxergou Welles quando, espantado, soube que uma rústica jangada atravessava os mares atlânticos brasileiros para “pedir” direitos sociais ao ditador Getúlio Vargas?

Qual o Brasil esperado pelo governo americano nos tempos da II Guerra Mundial?

Qual Brasil interessava ao cinema de Nelson Rockfeller, da rko, que delegou a Welles a tarefa de filmá-lo?

Com que Brasil sonhavam os representantes da imprensa brasileira que viram chegar Welles?

Que Brasil apareceu na montagem executada por antigos e novos protagonistas que finalizaram o filme imaginado e iniciado por Orson Welles?

Márcia Juliana Santos pensou, chafurdou sobre tudo isso, e tem algumas respostas em “It´s all true e o Brasil de Orson Welles”.

Boa viagem...

Berenice Abreu



Sobre a autora: Márcia Juliana Santos Pós doutora pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Possui Doutorado e Mestrado em História Social pela Puc--SP. É licenciada pela Universidade Federal do Ceará. É autora de livros didáticos na área de História. Pesquisadora e docente na área de História e Cinema.Tem experiência docente no Ensino Médio em História e Atualidades.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 24/07/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 24/07/2018
Última alteração: 18/11/2024
Última alteração de preço: 18/11/2024

Autores e Biografia

Santos, Márcia Juliana (Autor) - Márcia Juliana Santos Pós doutora pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Possui Doutorado e Mestrado em História Social pela Puc--SP. É licenciada pela Universidade Federal do Ceará. É autora de livros didáticos na área de História. Pesquisadora e docente na área de História e Cinema.Tem experiência docente no Ensino Médio em História e Atualidades.; Marins, Paulo César Garcez (Prefácio) , Abreu, Berenice (Orelha)

Sumário

PREFÁCIO - 9

INTRODUÇÃO - 13

CAPÍTULO 1 - It's All True: para começo de história - 29
Uma memória em construção - 29
Um olhar sobre o documentário It's All True (1993) - 44
As referências e as influências de Welles para o cinema brasileiro - 52

CAPÍTULO 2 - Cidadão Welles: de Hollywood ao Brasil (194I-1942) - 71
Cidadão Kane: técnica e revolução no cinema - 71
Orson Welles, em cena e cartaz no Rio de Janeiro (1942) - 78
O embaixador do cinema, entre a cordialidade e a conciliação - 107

CAPÍTULO 3 – Jangadeiros - 129
A aventura de Orson Welles em Fortaleza (I942) - 129
O retorno de Orson Welles à Fortaleza cinquenta anos depois - 149

A TENTATIVA DE FINALIZAR UMA ODISSEIA - 161

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - 167

AGRADECIMENTOS - 185

***



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.