Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Decifra-me ou te devoro
o Brasil e a dominação financeira



Finanças, economia, Brasil


Sinopse

Os mercados controlam os destinos da sociedade brasileira. É difícil discordar. A pergunta é: como? Parece óbvio que é através do poder do dinheiro. O livro desenvolve uma outra hipótese, contraintuitiva, a de que a dominação das finanças é fundamentalmente um fenômeno cultural.

Para isso inverte o raciocínio cotidiano e pretende demonstrar que se trata fundamentalmente de uma questão de consentimento. A legitimidade da dominação financeira é que torna cada vez mais ricos os financistas e demais beneficiários dos “mercados”. São ricos porque são legítimos e não o contrário. Logo, a explicação sociológica para essa trama deve ser buscada nas formas como a cultura influencia e predetermina os certos e os errados das sensibilidades, preferências e decisões econômicas.

Essa dominação financeira se instala no Brasil através de uma guerra cultural na qual as presidências ocupadas pelo Partido dos Trabalhadores, em princípio contrário a essa tendência, se tornaram marcadores muito interessantes, sociologicamente. As formas de adaptação desse grupo político às finanças – e vice-versa – revelam detalhes preciosos da trama, produzindo um ângulo para a análise anatômica que revela mecanismos e ligações difíceis de serem percebidas a partir de outros países e situações.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 04/06/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/06/2018
Última alteração: 18/06/2024
Última alteração de preço: 18/06/2024

Autores e Biografia

Grün, Roberto (Autor) - Sobre o autor: Roberto Grün é professor da UFABC e autor de "Da pizza ao impeachment" (Alameda).

Sumário

Prefácio - 7
Introdução - 11
A dureza da realidade simbólica e suas consequências na história econômica brasileira - 19
A governança corporativa: “Mãe” das inovações financeiras - 57
A Dinâmica cultural da dominação financeira - 137
A Crise financeira como indutor e revelador das transformações no espaço financeiro - 207
Conclusão - 281
Bibliografia - 299
Agradecimentos - 315




Para acessar as informações desta seção, Faça o login.