Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A casa da vovó
uma biografia do DOI-Codi (1969-1991), o centro de sequestro, tortura e morte da ditadura militar



Política, Ditadura, Ditadura Militar, Brasil, Golpe militar, DOI-Codi, 1969, 1991, severino teodoro de melo, infiltração ditadura militar, história ditadura militar, históia infiltração, serviços secretos, serviço secreto brasil, perseguição aos comunistas, perseguição pcb


Sinopse

Livro premiado no 57º Prêmio Jabuti, em 2015. Livro do Ano de Não-ficção, 1º lugar na categoria reportagem e documentário.

Este é um trabalho único, daqueles livros obrigatórios que de tempos em tempos ajudam a entender melhor as agruras do país em que vivemos.

O jornalista Marcelo Godoy, que construiu nos últimos 25 anos uma respeitadíssima reputação nas redações de grandes publicações, dedicou-se por uma década à mais ingrata das tarefas da profissão: fazer falar quem passou a vida se escondendo.

Godoy ouviu alguns dos mais ativos agentes da repressão da ditadura militar para contar a história do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna) de São Paulo. Criado a partir de uma operação semiclandestina instituída pelo governo, a Oban (Operação Bandeirantes), o DOI-Codi se transformou rapidamente, no início dos anos 1970, no instrumento do regime de exceção para combater as organizações de esquerda.

Inicialmente, o alvo foi os grupos que optaram pela luta armada. A doutrina do combate à guerra revolucionária mobilizava os militares no Ocidente do pós-guerra, somada a elementos apreendidos da experiência francesa na Argélia, inspirou a criação do órgão que juntou policiais civis ligados ao Esquadrão da Morte com militares que viam, como primeiro objetivo, eliminar os inimigos.

Essa lógica de investigação policial aliada a práticas e hierarquias militares resultou numa máquina de tortura e morte que ultrapassou qualquer limite de humanidade.

Além de mais de duas dezenas de entrevistas com homens – e mulheres – que defendiam o regime, Godoy também realizou uma dedicada leitura dos principais livros e teses acadêmicas sobre a repressão, o que lhe permitiu compreender, como nunca havia sido feito, documentos inéditos que mostram as engrenagens do DOI-Codi paulista e sua articulação com o sistema de informação e repressão da ditadura.

O aniquilamento de grupos guerrilheiros como Molipo e ALN encontra, neste livro, sua mais completa e detalhada descrição. Alguns dos crimes mais violentos da repressão também são elucidados.

Ou seja, este livro é imprescindível para que o país se reencontre com sua história e memória.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 02/03/2020

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 02/03/2020
Última alteração: 05/08/2024
Última alteração de preço: 25/07/2024

Autores e Biografia

Godoy, Marcelo (Autor) - Marcelo Godoy é repórter do jornal O Estado de S. Paulo. A pesquisa que resultou neste livro foi realizada de 2004 a 2014. Em 2024, lançou "Cachorros - A história do maior espião dos serviços secretos militares e a repressão aos comunistas até a Nova República", sobre militantes de esquerda que passaram a colaborar com a repressão.; Serrano, Pedro Estevam Alves Pinto (Orelha)

Sumário

SUMÁRIO

Lista de siglas
Introdução
Parte I. Estratégias
1. “Crema!”. Uma operação de guerra
2. Doutrina. A guerra revolucionária
3. A violência. De Marx a Marighella
4. Tensões no regime. Poder Civil x Poder Militar

PARTE II. A tropa
1. Os agentes. Recrutamento e motivação
2. Leão e Absalon. O “espírito guerreiro” contra os “bandidos”
3. O chefe. A voz do comando

PARTE III. Táticas
1. Manda quem pode. O Exército e o combate à guerrilha
2. O diabo tem medo. Reorganização e métodos do doi
3. Investigação. Quanto maior o sigilo, maior o poder
4. A ordem era matar. Cubanos, banidos e dirigentes
5. Teatro. Tiroteios e atropelamentos
6. Desfazer a cadeia. A tortura produzindo mais presos
7. Vingança. A violência revolucionária e a do DOI
8. Arrastão. Prisões de estudantes da USP
9. Transição. Do teatro ao desaparecimento

PARTE IV. Clandestino
1. império do quartel. O poder da comunidade
2. Noite e neblina. A ofensiva contra o PCB
3. A batalha de São Paulo. O DOI contra a abertura
4. Adeus às armas. Stalinistas e trotskistas
5. Desaparecimento

Fontes
Bibliografia
Anexo
Caderno de imagens
Índice onomástico
Agradecimentos



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.