Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O método cético de oposição na filosofia moderna



Filosofia, Ceticismo, História da Filosofia, alameda editorial livros filosofia, filosofia alameda, filosofia brasil, professores brasileiros de filosofia, plinio junqueira smith, plinio junqueira smith alameda editorial, plinio junqueira smith filosofia, O método cético de oposição na filosofia moderna, O método cético de oposição na filosofia moderna alameda editorial, O método cético de oposição na filosofia moderna plinio junqueira smith, o metodo cetico, o metdod cetico livro, o metodo dcetico livro alameda, ceticismo alameda


Sinopse

Embora seja inegável que o ceticismo tenha desempenhado um papel crucial na formação da filosofia moderna, ainda não está suficientemente claro o significado que essa vertente teve no período que vai de Montaigne a Kant. Combinando a exegese detalhada com uma perspectiva geral bem definida, este livro pretende apresentar uma interpretação original do ceticismo moderno.
O princípio fundamental do ceticismo antigo, seja pirrônico, seja acadêmico, é o de que sempre se pode argumentar a favor de uma doutrina e contra ela com a mesma força persuasiva. Em toda questão filosófica, deve-se suspender o juízo porque a razão se acha dividida entre a afirmação e a negação. Os filósofos modernos retratados neste livro meditaram profundamente sobre esse que é o principal desafio legado pelo ceticismo antigo. Nenhum deles se contentou com a proposta cética da suspensão do juízo e, lançando mão do ceticismo contra seus adversários, todos propuseram novas doutrinas filosóficas.

Sobre o autor: Plínio Junqueira Smith é professor livre-docente na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisador do CNPq, nível 1C. As áreas de sua especialidade são História da Filosofia Moderna, Teoria do Conhecimento e Ceticismo. Ele á autor e organizador de vários livros, entre os quais: O ceticismo de Hume (1995), Ceticismo filosófico (2000), Do começo da filosofia e outros ensaios (2005), Ensaios sobre o ceticismo (2007), As consequências do ceticismo (os dois últimos pela Alameda Casa Editorial, com Waldomiro José da Silva Filho) e O neopirronismo de Oswaldo Porchat (2013) .

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 11/04/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 11/04/2018
Última alteração: 27/01/2025
Última alteração de preço: 21/01/2025

Autores e Biografia

Smith, Plínio Junqueira (Autor) - Plínio Junqueira Smith é professor livre-docente na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisador do CNPq, nível 1C. As áreas de sua especialidade são História da Filosofia Moderna, Teoria do Conhecimento e Ceticismo. Ele á autor e organizador de vários livros, entre os quais: O ceticismo de Hume (1995), Ceticismo filosófico (2000), Do começo da filosofia e outros ensaios (2005), Ensaios sobre o ceticismo (2007), As consequências do ceticismo (os dois últimos pela Alameda Casa Editorial, com Waldomiro José da Silva Filho) e O neopirronismo de Oswaldo Porchat (2013) .

Sumário

Referências

Apresentação

Introdução

Capítulo 1: Montaigne
O método cético da oposição e as fantasias de Montaigne

Capítulo 2: Bacon
Por que Bacon pensa que o ataque cético
ao dogmatismo é insuficiente?

Capítulo 3: Pascal
A invenção do ceticismo puro

Capítulo 4: O ceticismo francês do século XVII
Ceticismo, crença e justificação

Capítulo 5: Bayle
Bayle e o pirronismo: antinomia, método e história

Capítulo 6: Hume
Como Hume se tornou cético?

Capítulo 7: Kant
A Crítica da razão pura em face dos ceticismos
cartesiano, humeano e bayleano

Pistas

Memorial: Concurso de livre docência

Observações iniciais

Formação

Docência

Pesquisa

Observações finais

Referências bibliográficas



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.