Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Territorialidade negra e a segregação racial na cidade de São Paulo
A luta por cidadania no século XX



sociologia, brasil, antropologia, racismo, negros, condições sociais, relações raciais, territorialidade negra, territorialidade negra em são paulo, história negra de são paulo, pretos em são paulo, espaços negros em são paulo, escolas de samba são paulo, terreiros são paulo


Sinopse

Este livro é uma leitura clássica e obrigatória para aqueles que acreditam que os territórios das cidades pertencem a todos os tipos de populações do mundo com direitos a igualdade racial inerente à espécie humana.

A territorialidade negra e a segregação urbana e racial no decorrer do século XX na cidade de São Paulo aporta as bases de reflexões para as cidades no século XXI. A presença negra na cidade e seus deslocamentos na urbe paulistana, nos apresentam gradativos movimentos em torno da ocupação do espaço e da segregação. Estes movimentos vão definindo lugares, ora identitários, espaços de construção/desconstrução e reconstrução de bases sociais, culturais e políticas e, ora, as forças da separação, marginalização e estigmatização da população negra e pobre para as regiões mais distantes da cidade. Acompanhando este percurso a obra apresenta, de um lado, os ininterruptos deslocamentos de territorialidades, desterritorialidades e reterritorialidades, e de outro lado, a segregação racial.

Território negro e segregação racial são forças contraditórias inscritas no chão das cidades brasileiras, que se enfrentam cotidianamente em inúmeras frentes, sobre'tudo no mercado de trabalho, no lugar da habitação e do ambiente construído e, particularmente, no direito de viver e pertencer à cidade.

----------------------
Sobre o autor: Reinaldo José de Oliveira é sociólogo, consultor em pesquisa e desenvolvimento. Mestre e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP. Premiado como bolsista do Programa Internacional da Fundação Ford/Fundação Carlos ChagasFoi pesquisador do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Fundação Capes (PDPD CAPES), exercendo seus trabalhos no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC SP. É professor de Sociologia da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 04/01/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/01/2023
Última alteração: 24/01/2025
Última alteração de preço: 26/07/2023

Autores e Biografia

Oliveira, Reinaldo José de (Autor) - Reinaldo José de Oliveira é sociólogo, consultor em pesquisa e desenvolvimento. Mestre e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP. Premiado como bolsista do Programa Internacional da Fundação Ford/Fundação Carlos Chagas. Foi pesquisador do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Fundação Capes (PDPD CAPES), exercendo seus trabalhos no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. É professor de Sociologia da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia.; Véras, Maura Pardini Bicudo (Prefácio)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.