Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Do que se come
uma história do abastecimento e da alimentação em Belém - 1850-1900



Desenvolvimento Econômico, Produtos agrícolas, alimentos, HISTORIA DA ALIMENTACAO, HISTÓRIA, historia de alimentos, pará historia da alimentacao, Do que se come, Do que se come livro, Do que se come livro alameda, uma história do abastecimento e da alimentação em Belém - 1850-1900, Sidiana da Consolação Ferreira de Macêdo, Sidiana da Consolação Ferreira de Macêdo editora alameda, Sidiana da Consolação Ferreira de Macêdo historia alimentacao, historia alimentacao


Sinopse

Trabalho pioneiro no estudo da história da alimentação na Amazônia brasileira, este livro, originalmente dissertação de mestrado em História Social da Amazônia, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Pará, aborda de forma inovadora a temática do abastecimento na segunda metade do século XIX. A autora revê diversas balizas historiográficas até então consagradas e que careciam ser problematizadas e revisitadas.

Para Sidiana da Consolação Ferreira de Macedo o tema das práticas alimentares, bem como os da produção, distribuição e consumo de alimentos na Amazônia é fundamental para se entender a história do país. Tanto é assim que este trabalho, antes de tornar livros, já era uma referência entre os pesquisadores do tema. A história da Amazônia ainda está sendo escrita, mas o livro de Sidiana é um dos elementos essenciais para se entender esse grande tema. Sem dúvida que o estudo da história do abastecimento e da alimentação na região amazônica, com destaque para a realidade paraense, se faz importante e necessário para o alargamento da compreensão de nosso presente a partir do passado, um presente tão marcado na identidade e cultura paraense pelo comer, com suas práticas alimentares com ingredientes, manejos, cheiros e sabores típicos, recheados de tradição e histórias.

Do que se come é uma obra que, sem perder de vista o rigor metodológico da pesquisa histórica, irá agradar todos os leitores, pois é um convite ao banquete de nossa história, servido com iguarias e alimentos regionais, como o açaí ou o pirarucu, além da farinha, sem deixar de lado gêneros de outros lugares, quer nacionais ou importados.



Sobre a autora: Sidiana da Consolação Ferreira de Macêdo, nascida em Belém do Pará, é graduada em História e mestre em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará. Foi professora na rede privada de ensino fundamental e na Escola de Aplicação da UFPA. Atualmente faz doutorado em História Social da Amazônia na mesma instituição, com bolsa Capes. Além da publicação de artigos e pesquisas sobre a história da alimentação, mantém o blog Daquilo Que Se Come (http://daquiloquesecome.blogspot.com.br).

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 05/06/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 05/06/2018
Última alteração: 16/11/2024
Última alteração de preço: 16/11/2024

Autores e Biografia

Macêdo, Sidiana da Consolação Ferreira de (Autor) - Sidiana da Consolação Ferreira de Macêdo, nascida em Belém do Pará, é graduada em História e mestre em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará. Foi professora na rede privada de ensino fundamental e na Escola de Aplicação da UFPA. Atualmente faz doutorado em História Social da Amazônia na mesma instituição, com bolsa Capes. Além da publicação de artigos e pesquisas sobre a história da alimentação, mantém o blog Daquilo Que Se Come (http://daquiloquesecome.blogspot.com.br).; Vieira Jr., Antonio Otaviano (Prefácio) , Bezerra Neto, José Maia (Orelha)

Sumário

Prefácio - 9
Prof. Dr. Antonio Otaviano Vieira Jr.

INTRODUÇÃO - 13

CAPÍTULO I - 33
Os produtos do sertão: a produção e o abastecimento no Pará
Uma breve introdução - 35
I – Abastecimento de Belém e as relações comerciais com os interiores - 39
II – Outros produtos do sertão e consumo local - 79

CAPÍTULO II - 105
Sobre a falta de víveres: fatores sociais, econômicos, demográficos e “naturais”
Primeiras palavras - 107
I – Os fatores que causavam as “crises” - 110

CAPÍTULO III - 141
Vende-se manteiga inglesa, bacalhau português, queijos flamengos… café do rio, dito do Ceará: os produtos importados e seu consumo em Belém
Introduzir é preciso - 143
I – Os cifrões de uma história: importação, exportação e seus valores - 152
II – Da manteiga inglesa ao bacalhau português: os produtos importados estrangeiros em Belém - 169
III – Café do Rio e Ceará, sal de Assú: produtos importados das províncias do Império - 192

CAPÍTULO IV - 203
Os sabores da cidade: práticas alimentares, hierarquias sociais e seus lugares
I – Tabernas, restaurantes e outros estabelecimentos alimentícios e de sociabilidade - 209
II – Da quitanda de Joana ao “mestre cook”: os sujeitos que faziam e vendiam as gostosuras - 225

CONSIDERAÇÕES FINAIS - 241

RECEITAS & QUITUDES AMAZÔNICOS - 247

FONTES - 253

BIBLIOGRAFIA - 263

AGRADECIMENTOS – 275

***



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.