Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Movimento universitário espírita
religião e política no espiritismo brasileiro (1967-1974)



Brasil, Espiritismo, História, Sinuê Neckel Miguel, Sinuê Neckel Miguel ALAMEDA, Movimento universitário espírita, MOVIMENTO UNIVERSITARIO ESPIRITA, MOVIMENTO UNIOVERSITARIO ESPIRITA EDITORA ALAMEDA, ALAMEDA LIVRO MOVIMENTO ESPIRITA, religião e política no espiritismo brasileiro, POLITICA E ESPIRITISMO, POLITICA E ESPIRITISMO LIVRO, ESPIRITISMO EDITORA ALAMEDA, HISTORIA DO ESPIRITISMO


Sinopse

Este livro é o resultado de uma dissertação de mestrado defendida em 2012 junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp. O trabalho final foi o produto de uma longa e detalhada pesquisa sobre um tema criativo e importante: a relação ainda pouco conhecida de um grupo de espíritas de fins da década de 1960 e início de 1970 com as grandes inquietações políticas desse momento histórico. Criativo e inovador, as páginas do livro vão apresentando uma problemática atualizada: as relações entre política e religião na sociedade brasileira da segunda metade do século XX, focalizando, sobretudo os estudantes universitários que procuraram se articular diante da ditadura no Brasil canalizando seus anseios político-religiosos para o interior do movimento espírita.
O que esse livro demonstra ao longo de seus capítulos é que existiu, potencialmente, um espiritismo de esquerda, de cunho socialista cristão e revolucionário. Podemos destacar a relação com uma tradição intelectual espírita de viés socialista que vem desde o século XIX, e essencialmente preocupada com a renovação do movimento espírita e com as questões sociais. Nesse sentido, há uma preocupação constante dessa tradição em renovar/atualizar a doutrina espírita, particularmente no que diz respeito à atuação dos espíritas no mundo, ou seja, na política contemporânea.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 10/04/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 10/04/2018
Última alteração: 29/04/2024
Última alteração de preço: 23/05/2023

Autores e Biografia

Miguel, Sinuê Neckel (Autor) - Sinuê Neckel Miguel é doutorando em Ciências Sociais pela Unicamp, é bacharel em História pela UFRGS e mestre em História pela Unicamp. Possui diversos artigos publicados sobre o Espiritismo no Brasil, tratando da sua inserção social, política e cultural enquanto movimento religioso institucionalmente organizado.; Silva, Eliane Moura da (Apresentação) , Silva, Eliane Moura da (Orelha)

Sumário

Apresentação - 7

Introdução - 11

Capítulo 1 – Surgimento do Movimento Universitário Espírita - 21
Espiritismo encarnado: uma breve e necessária história política do movimento espírita brasileiro até 1960 - 21
Política e questões sociais no movimento espírita brasileiro - 34
Espiritismo de esquerda: a tradição intelectual espírita de viés socialista - 59
Os anos 1960 e 1970: contexto político-cultural nacional e internacional - 83

Capítulo 2 – Ação do Movimento Universitário Espírita: revolucionar o movimento espírita através da crítica em favor do socialismo cristão - 93
Progressismo: crítica e diálogo contra dogmatismo e autoritarismo - 111
Política: revolução socialista, cristianismo e movimento espírita - 140

Capítulo 3 – A reação ao Movimento Universitário Espírita: apoios recebidos e repressões sofridas - 195
Do apoio à repressão - 195
O fim do movimento e sua herança - 285

Conclusão - 297

Bibliografia - 303

Anexo - 323

Agradecimentos - 351



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.