Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Rubens Gerchman e o Brasil dos anos 60 e 70



Rubens Gerchman, 1942, 2008, arte brasileira, século 20, Brasil, arte, história, política, governo, 1960, 1970, 1964, 1985, história da arte, historia da arte no brasil, historia cultural, biografia histórica, alameda artes, editora alameda artes


Sinopse

Este é um livro que entrelaça artes visuais e a história do Brasil nos anos 1960 e 70. Nesta época, bem o sabemos, as manifestações estéticas estabeleceram uma profunda relação com as forças políticas e sociais de seu tempo.
Cristina Mura volta sua atenção para a produção de um dos artistas fundamentais do período para realizar esta tarefa. A autora soube se equilibrar, com muita propriedade, sobre a tênue linha que, uma vez ultrapassada, pode deformar o contexto histórico quando privilegia o aspecto formal e, no sentido contrário, corre o risco de transformar a obra artística em mero reflexo do momento na qual ela se insere.
Na análise das obras de Gerchman como Lindonéia (transformada em canção por Caetano Veloso e Gilberto Gil), Caixas de morar e Cartilha no superlativo, Cristina Mura atenta para o olhar agudo do artista que revela, entre outras coisas, a melancolia que se faz presente na cultura de massa que então se consolidava no país, a resistência ao regime ditatorial civil-militar de 1964 e a ironia oculta nas coisas do cotidiano.
Ao mesmo tempo, durante a leitura, descobrimos como a linguagem apolítica da pop art norte-americana foi, em alguns momentos, utilizada por Gerchman na criação de uma obra de arte socialmente crítica.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 31/07/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 31/07/2018
Última alteração: 09/01/2025
Última alteração de preço: 24/05/2023

Autores e Biografia

Mura, Cristina (Autor) - cristina mura se graduou em História, é mestre e doutoranda na área de artes e cultura pela Universidade de São Paulo, onde tem pesquisado arte brasileira contemporânea e ditadura no Brasil nos anos 1960-70. A autora compartilha essas descobertas no exercício da docência na área de Estudos Culturais. ; Ramos, Paulo Roberto (Prefácio)

Sumário

Prefácio
I. Introdução
II. Abstração versus figuração – início de uma ruptura
III. Rubens Gerchman: contexto da produção e obras
IV. Caixas de morar
Não há vagas
Assegure o seu futuro
V. Lindonéia
VI. Cartilha no superlativo: resistências ao regime militar
VII. Cartilha no superlativo e Pocket stuff
VIII. O julgamento
Artes plásticas e censura
Penhor de igualdade
IX. Atuação do Estado nos anos 1970 e as estratégias do mercado
X. Gnosis Taba
XI. Lou
XII. Liberdade de criação no Parque Lage
XIII. Conclusão
Bibliografia
Anexos
Anexo I. Biografia de Rubens Gerchman
Anexo 2. Obras
Depoimentos de Rubens Gerchman



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.