Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

As conferências Pan-Americanas (1889 a 1928)
identidades, união aduaneira e arbitragem



Américas, História econômica, Políticas econômicas, HISTÓRIA ALAMEDA, As conferências Pan-Americanas (1889 a 1928), AS CONFERENCIAS PAN-AMAERICANAS, ESTUDO SOBRE AS CONFERENCIAS PAN-AMERICANAS, CONFERENCIAS PAN-AMERICANAS EDITORA ALAMEDA, CONFERENCIAS PAN-AMERICANAS, Tereza Maria Spyer Dulci CONFERENCIAS PAN-AMERICANAS, Tereza Maria Spyer Dulci, Tereza Maria Spyer Dulci EDITORA ALAMEDA, identidades, união aduaneira e arbitragem NA AMERICA


Sinopse

Este livro compreende as primeiras conferências Pan-Americanas, entre 1889 e 1928, pavimentaram o terreno para as grandes assembleias diplomáticas do continente nos séculos XX e XXI, instigada pelas questões colocadas pelo Mercosul (1991) e a União das Nações Unidas Americanas – Unasul (2008).

A autora da obra escolheu discutir dois assuntos vigorosamente debatidos nas Conferências: a União Aduaneira e a questão da arbitragem. As duas proposições estavam relacionadas à posição dos Estados Unidos frente aos outros países despontava no cenário internacional como potência extraeuropeia, cuja economia superava a dos países latino-americanos.

Ao contestar o debate entre desiguais, Teresa Spyer recusou interpretações simplificadoras e binárias, que sustentaram determinada historiografia, e inovou ao tratar de problemas complexos, como o das identidades propostas pelos integrantes das Conferências, que atravessam os temas mencionados. Assim, enquanto os norte-americanos defendiam o pan-americanismo, delegados de países como a Argentina propunham uma identidade latino-americana frente aos Estados Unidos.

A pesquisadora mostra que a posição do Brasil era delicada, pois os delegados nem sempre se alinharam aos Estados Unidos, ainda que fossem simpatizantes das propostas norte-americanas, em nome do equilíbrio das relações com os outros países latino-americanos. Como se sabe, Brasil e Argentina, na época, disputavam ardorosamente a hegemonia da América do Sul.



Sobre a autora: Tereza Maria Spyer Dulci é graduada, mestre e doutoranda em História pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América e História das Relações Internacionais. Desenvolve estudos sobre processos de integração regional e política externa dos países latino-americanos. Atualmente é professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 25/04/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 25/04/2018
Última alteração: 11/11/2024
Última alteração de preço: 11/11/2024

Autores e Biografia

Dulci, Tereza Maria Spyer (Autor) - Tereza Maria Spyer Dulci é graduada, mestre e doutoranda em História pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América e História das Relações Internacionais. Desenvolve estudos sobre processos de integração regional e política externa dos países latino-americanos. Atualmente é professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).; PRADO, Maria Ligia Coelho (Prefácio) , JUNQUEIRA, Mary Anne (Orelha)

Sumário

Prefácio - 7

Introdução - 13

1. As conferências pan-americanas (1889-1928) - 33

2. A questão das identidades - 71
A identidade pan-americana - 74
A identidade latino-americana - 103

3. A união aduaneira - 121
Os EUA e a união aduaneira - 125
Outros projetos de integração - 142

4. A arbitragem - 163

Considerações finais - 189

Fontes - 195

Referências - 201

Agradecimentos - 233

***



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.