Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O gênero da música
a construção social da vocação



Música, século 20, História, crítica, aspectos sociais, mulheres, Brasil, canções e músicas, condições sociais, antropologia


Sinopse

Tomando como ponto de apoio as trajetórias das musicistas Helza Cameu e Joanídia Sodré, ilustres desconhecidas do publico mais amplo, e o universo da musica erudita no Brasil, domínio restrito a especialistas, a pesquisadora Dalila Vasconcellos de Carvalho realiza neste livro uma análise inédita da vida cultural brasileira, na primeira metade do século XX, atenta a maneiras específicas como as mulheres aí se inserem.

Mas essas palavras tampouco fazem jus à envergadura do trabalho, podendo criar a ilusão adicional de que estaríamos diante de um estudo militante destinado a tornar visíveis personagens femininas esquecidas e silenciadas. Nada mais enganoso. O engenho da interpretação reside justamente em tramar o modo como vocação femininas (e masculinas) são construídas umas em relação às outras, na articulação estreita entre talentos individuais, capacidades treinadas e possibilidades (também restrições) colocadas pelo meio social.

Combinando inspirações retiradas da antropologia, da sociologia, da história e dos estudos de gênero, que incidem sobre rico material coligido em acervos pessoais, institucionais, além de fontes bibliográficas diversas, a autora deixa ver a complexa topografia do universo musical brasileiro, em função da análise dos itinerários cruzados de homens e mulheres; da atenção ao valor diferenciado de instrumentos e performances artísticas, além das considerações dos espaços de formação, recepção e consagração dos músicos.

--------------------------------------
Sobre a autora: Dalila Vasconcellos de Carvalho dedicou-se ao estudo do piano erudito desde a infância. Foi aluna de Leila Mutanen na Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim. É mestre em Antropologia Social pela USP e membro do grupo de pesquisa ASA – Artes, Saberes e Antropologia, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Fernanda Peixoto.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 24/05/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 24/05/2018
Última alteração: 16/11/2024
Última alteração de preço: 05/01/2024

Autores e Biografia

Carvalho, Dalila Vasconcellos de (Autor) - Dalila Vasconcellos de Carvalho dedicou-se ao estudo do piano erudito desde a infância. Foi aluna de Leila Mutanen na Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim. É mestre em Antropologia Social pela USP e membro do grupo de pesquisa ASA – Artes, Saberes e Antropologia, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Fernanda Peixoto.; Peixoto, Fernanda Arêas (Prefácio)

Sumário

Prefácio - 9
Introdução - 15

Vocação musical: conexões de gênero e classe social em três gerações de músicos - 23
“Músicos do império”: a vocação musical no âmbito das instituições e do mecenato - 30
“Músicos de transição”: a cisão simbólica entre o universo “erudito” e o “popular” - 49
“Músicos contemporâneos”: os intérpretes e compositores na era da performance - 57
Ainda a geração dos contemporâneos: os compositores-regentes e a pianista-compositora - 73
Algumas considerações sobre vocação musical entre intérpretes e compositores de três gerações - 79

A “prodigiosa” Joanídia Sodré - 85
De “criança prodígio” a “moça estudiosa” - 90
O concurso de 1927: début de Joanídia Sodré - 103
A batuta da professora maestrina - 110
“O diretor” da escola de música - 126

Helza Camêu, “modesta” compositora - 139
Estreia às avessas - 143
Compor: “o alvo visado” - 151
Musicologia: um desvio de rota - 170
“Uma caminhada de curta extensão” - 177

Considerações finais - 183
Referências bibliográficas - 189
Agradecimentos - 205



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.