Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Internacionalização da educação superior: nações ativas, nações passivas e a geopolítica do conhecimento



Brasil, educação superior, geopolítica, geopolítica do ensino superior, economia do ensino superior, globalização ensino, globalização universidades, mundialização universidades, ensino público, ensino privado, ensino público no mundo, ensino privado no mundo


Sinopse

Nações ativas, nações passivas e a geopolítica do conhecimento
Manolita Correia Lima e Fábio Betioli Contel interpretam o cenário de internacionalização da educação superior, a partir de dados e documentos, apontando para o crescente número de pessoas e de países nele envolvidos nos últimos anos. Os autores destacam, principalmente, o papel ativo ou passivo que os diferentes países desempenham na nova geopolítica do conhecimento, mostrando os benefícios, as perdas e os riscos a ela associados.

Os pesquisadores constatam que da perspectiva do fluxo de estudantes, professores e pesquisadores, e do intercâmbio de conhecimento e ciência, há uma crescente desigualdade entre os países centrais e anglofalantes (Estados Unidos Grã-Bretanha, Austrália, Canadá e outros), que utilizam a maior mobilidade dos atores acadêmicos em favor próprio, e os países periféricos.

Estes, afirmam os autores, seguem a reboque do comando ativo dos países centrais, numa relação de subordinação, fornecendo cérebros, recursos financeiros, comprando produtos, consumindo serviços educacionais, pagando para que seus estudantes, professores, pesquisadores e administradores realizem cursos de formação de curta duração ou mesmo de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, em instituições localizadas nos países que integram o núcleo orgânico do capitalismo mundial.

Como estes países já há alguns anos atingiram o estágio da pós-massificação da oferta de educação superior, tendo, portanto, um mercado interno cada vez mais limitado, os países situados na periferia passaram a representar um “atrativo mercado educacional”. Neste contexto, concluem os autores, a menos que seja desenvolvida uma internacionalização mais ativa por parte dos países pobres, estes terão grande dificuldade para implementar mudanças estruturais.

Enquanto o atual modelo internacional continuar sendo mais controlado por órgãos como a Organização Mundial do Comércio (OMC) do que pela UNESCO ficará mais distante a utopia dos governos progressistas de transformar os indivíduos de cada nação em verdadeiros cidadãos, livres e críticos, para que possam pensar e trabalhar pela melhoria da qualidade da vida em seus próprios paises. Estamos diante de uma das mais importantes contribuições ao debate da internacionalização da educação. É leitura obrigatória para todos os que querem conhecer as tendências e os desafios da educação superior de nossos dias.

Sobre os autores: Manolita Correia Lima é graduada em ciências sociais (Université de Paris III – Sorbonne-Nouvelle), mestre em sociologia (Université de Paris VII – Université Denis Diderot) e doutora em educação (Universidade de São Paulo). É professora titular da Escola Superior de Propaganda e Marketing (São Paulo), onde coordena o Núcleo de Pesquisa e Publicação, o curso de especialização em Teoria e Prática da Educação de Nível Superior e integra a equipe de professores do programa de mestrado em Gestão Internacional.

Fabio Betioli Contel é geógrafo formado pela Universidade de São Paulo, onde realizou também seu mestrado e doutorado. Foi professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (2002-2008), e também professor convidado na Unicamp (2003) e na Friedrich-Schiller-Universität Jena (2007). Atualmente é docente no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 11/04/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 11/04/2018
Última alteração: 01/02/2025
Última alteração de preço: 23/05/2023

Autores e Biografia

Lima, Manolita Correia (Autor) - Manolita Correia Lima é graduada em ciências sociais (Université de Paris III – Sorbonne-Nouvelle), mestre em sociologia (Université de Paris VII – Université Denis Diderot) e doutora em educação (Universidade de São Paulo). É professora titular da Escola Superior de Propaganda e Marketing (São Paulo), onde coordena o Núcleo de Pesquisa e Publicação, o curso de especialização em Teoria e Prática da Educação de Nível Superior e integra a equipe de professores do programa de mestrado em Gestão Internacional.; Contel, Fábio Betioli (Autor) - Fabio Betioli Contel é geógrafo formado pela Universidade de São Paulo, onde realizou também seu mestrado e doutorado. Foi professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (2002-2008), e também professor convidado na Unicamp (2003) e na Friedrich-Schiller-Universität Jena (2007). Atualmente é docente no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.; Speller, Paulo (Prefácio) , Ristoff, Dilvo (Orelha)

Sumário

Prefácio - 7
I. Introdução - 11

II. Contextualização: aspectos históricos e conceituais - 27
III. A Geopolítica do conhecimento - 91
IV. O Brasil conhece o Brazil: a internacionalização da educação superior - das motivações ao processo - 153
V. Estados Unidos: da gênese à internacionalização atual do seu sistema de ensino - 223
VI. Internacionalização da Educação Superior no Reino Unido: mercantilização do ensino e atratividade de alunos estrangeiros - 253
VII. Construção do Espaço Universitário Europeu e a internacionalização da Educação Superior na Alemanha - 283
VIII. Sistema de Educação Superior Francês: entre a internacionalização e a mundialização - 315
IX. Educação Superior na Austrália: a expressão do capitalismo acadêmico - 357
X. A internacionalização do Ensino Superior no Canadá e a Geopolítica do Conhecimento - 393
XI. Sistema de Educação Superior chileno rumo à internacionalização

XII. Considerações Finais - 487
Lista de Tabelas - 493
Lista de Quadros - 499
Referências bibliográficas - 501
Agradecimentos - 533



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.