Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Nos caminhos da acumulação
negócios e poder no abastecimento de carnes verdes para a cidade do Rio de Janeiro (1808-1835)



Abastecimento de alimentos, Rio de Janeiro, História, século 19, Carne, comércio, negócios, carnes verdes, período colonial, Império, carne verde no império, consumo de carne verde no rio de janeiro, rio de janeiro seculo xix, rio de janeiro capital, historia do xix, alameda historia da alimentacao, historia dos alimentos, historia da alimentacao, nos caminhos da acumulacao, nos caminhos da acumulação, nos caminhos da acumulacao livro, nos caminhos da acumulacao editora alameda, pedro henrique pedreira campos, pedro henrique pedreira campos autor alameda, pedro henrique pedreira campos historia dos alimentos, pedro henrique pedreira campos historia da alimentacao


Sinopse

A capital da colônia e, depois, do Império do Brasil, o Rio de Janeiro foi, na primeira metade do século XIX, grande consumidora de reses bovinas vindas do Centro-Sul da América portuguesa, bem como de outros produtos para o abastecimento urbano. O comércio de boiadas e o de carnes verdes dentro da cidade é o tema desta pesquisa. O historiador Pedro Henrique Pedreira Campos mostra que a carne verde era, ao lado do charque, a forma mais comum de alimentação a partir da rês bovina, constituindo-se da carne proveniente do animal recém-abatido, que era retalhado e tinha suas partes vendidas pelos açougues da cidade. A carne verde, também chamada de carne fresca, tinha que ser consumida rapidamente após a compra, já que em pouco tempo ficava inadequada ao consumo.

Outro ponto importante é o controle político do comércio de carnes verdes e sua implicação. O estudo nos ajuda a entender seja o Estado Português, seja o Estado Imperial Brasileiro. Pedro Henrique não vê o Estado como uma entidade, apartado da sociedade; antes, toma-o como produto de uma relação, refletindo uma correlação de forças entre classes e frações em atuação constante na vida social.

Em conjunto, este estudo dos mecanismos de acumulação no comércio de carnes verdes e seu impacto, como síntese do funcionamento daquela organização produtiva, permite uma interessante incursão sobre a ação política dos Negociantes na vida do Império do Brasil.


Sobre o autor: Pedro Henrique Pedreira Campos é historiador e professor de História, formado na UFF, com mestrado concluído na mesma instituição. Trabalha como docente no ensino fundamental e no ensino superior, já tendo exercido função de professor contratado na UFF e na Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 23/04/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 23/04/2018
Última alteração: 11/11/2024
Última alteração de preço: 11/11/2024

Autores e Biografia

Campos, Pedro Henrique Pedreira (Autor) - Pedro Henrique Pedreira Campos é historiador e professor de História, formado na UFF, com mestrado concluído na mesma instituição. Trabalha como docente no ensino fundamental e no ensino superior, já tendo exercido função de professor contratado na UFF e na Faculdade de Formação de Professores da UERJ. ; Piñeiro, Théo Lobarinhas (Orelha)

Sumário

Introdução - 9

Capítulo I - Nos caminhos das boiadas: o comércio de reses e de carnes verdes - 23
A produção - 25
A circulação - 43
O mercado - 52
A estrutura do comércio - 76

Capítulo II - Nos gabinetes e nos plenários: as implicações políticas do comércio - 95
O grupo dos negociantes - 97
O corpo político imperial e o comércio - 112
O corpo político municipal e o comércio - 129
O regime de contratos - 147

Capítulo III - Nas ruas da cidade: o comércio e a cidade do Rio de Janeiro - 171
Uma cidade escravista colonial - 174
Os matadouros e a questão do 'asseio’ - 177
Os hábitos de consumo e a estrutura social da cidade - 197
As conturbações urbanas e o comércio - 227

Conclusão - 237

Fontes primárias e secundárias - 249

Anexos - 269

Lista de quadros e tabelas - 329
Lista de abreviaturas - 330
Lista de anexos - 331

***



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.