Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Uma história social do abandono de crianças
de Portugal ao Brasil: séculos XVIII-XX



Menores abandonados, Brasil, História, Portugal, condições sociais, assistência em instituições. crianças, abandono, século 18, século 19, século 20


Sinopse

Nas últimas décadas, vários pesquisadores se dedicaram ao resgate da história social do abandono e da circulação de crianças. Sabe-se hoje que Portugal, desde fins da Idade Média, não só implantou em seu território formas de socorro à infância carente, como também difundiu essas práticas em várias partes do império ultramarino.
Constata-se, ao longo dos séculos, o surgimento de múltiplas soluções institucionais no Reino e na América portuguesa. Daí a ideia de organizar este livro. Ele não só reúne algumas das melhores pesquisas desenvolvidas por historiadores brasileiros, como também apresenta estudos realizados em Portugal, sugerindo caminhos para se refletir a respeito da história comparada das duas sociedades.
A pesquisa desse passado nasce de uma preocupação com o presente: em nossos dias milhões de crianças brasileiras ainda sofrem formas variadas de privação e de abandono. Contribuir, através da reflexão histórica, para que essa triste situação seja ultrapassada, deixando de ser nossa contemporânea, é o principal objetivo deste livro.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 18/04/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/04/2018
Última alteração: 22/03/2022
Última alteração de preço: 22/03/2022

Autores e Biografia

Venâncio, Renato Pinto (Organizador)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.