Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Estudos sobre o teatro antigo



História, Teatro grego e latino, Civilização grega e romana, noites gregas, história do teatro grego, história teatro ocidental, história do teatro antigo, nascimento do teatro ocidental, nascimento do teatro, estudos sobre teatro, estudos sobre teatro antigo, teatro noites gregas


Sinopse

Na Atenas dos séculos VI e V a.C., o teatro deixa de lado a improvisação ritual e torna-se espetáculo. Poetas compõem e apresentam suas peças em festivais, atores são contratados para exercer os papéis, cidadãos participam do coro, exercem a função de produtores e integram o júri encarregado de premiação. Com Platão e Aristóteles, no século IV a.C., a teoria teatral também tem sua origem na Grécia.

Por tudo isso e, em especial, pela qualidade de seus poetas, a experiência grega foi decisiva para o desenvolvimento da arte dramática no Ocidente. A palavra “teatro”, que designa a uma só vez o lugar onde o espetáculo acontece, o espetáculo em si e os espectadores que assistem a ele, é de origem grega (a raiz thea significa visão); assim como drama (cujo primeiro sentido é ação), integra o vocabulário de diversas línguas do planeta. O legado grego continuou em Roma, onde as comédias de Plauto e Terêncio e as tragédias de Sêneca foram decisivas para a formação do teatro ocidental, alimentando a dramaturgia de Shakespeare e Racine, por exemplo.

Os artigos que compõem este livro se debruçam sobre a produção greco-latina, analisando-a a partir de dois eixos temáticos: o lugar do engano e da ilusão na fabulação dramática e a representação do masculino e do feminino no teatro antigo.

São fruto das atividades do Grupo de Pesquisa “Estudos sobre o teatro antigo”, criado em 2002 por Zelia de Almeida Cardoso e Adriane da Silva Duarte, docentes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Além das duas pesquisadoras, integram o Grupo de Pesquisa docentes e alunos vinculados à pós-graduação em letras clássicas de diversas instituições nacionais, notadamente da USP e da Unicamp. A coletânea é, a uma só vez, reflexo e contribuição para os estudos do drama antigo em nosso país.

--------------------------------------

Esta coletânea é fruto de um trabalho que revela o interesse pelo teatro clássico, por obras que foram compostas há mais de dois mil anos, portanto. “E qual a razão desse interesse?” poderia alguém perguntar. A resposta é dada pela história da cultura e da civilização. A arte dramática, sabe-se, é peça fundamental na Antiguidade greco-romana. Teve imensa importância na constituição das sociedades antigas. Conforme já nos disse Vernant, referindo-se à dramaturgia e sobretudo à tragédia, o teatro é uma invenção dos gregos que coexiste com outras invenções que se sobrepuseram aos tempos: a política, a democracia, a filosofia, a matemática. Destina-se a um público que, diante das representações, começa a considerar os enredos dos dramas com um olhar novo, o olhar do cidadão. Por meio da mímesis, esse público entra em contato com a problemática do homem, da pólis e da vida, adquirindo, pelo ficcional, a consciência do real.

--------------------------------------

Sobre as organizadoras:
Adriane da Silva Duarte é doutora em Letras Clássicas e professora de Língua e Literatura Grega na USP. É pesquisadora do CNPq. Lidera, ao lado de Zelia Cardoso, o grupo de Pesquisa “Estudos sobre o Teatro Antigo” (USP/CNPq). É autora do livro O dono da voz e a voz do dono: a parábase na comédia de Aristófanes (2000) e tradutora das comédias aristofânicas As Aves (São Paulo: HUCITEC, 2000) e de Duas comédias: Lisístrata e As tesmoforiantes (São Paulo: Martins Fontes, 2005).

Zelia de Almeida Cardoso, docente do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da USP e líder do Grupo de Pesquisa “Estudos sobre o Teatro Antigo” (USP/CNPq), é doutora em Letras e Livre-Docente em Língua e Literatura Latina. É autora de Iniciação ao Latim (São Paulo: Ática, 2009), A literatura latina (São Paulo: Martins Fontes, 2003), Estudos sobre as tragédias de Sêneca (São Paulo: Alameda, 2005), e tradutora de Sêneca, As Troianas (São Paulo: HUCITEC, 1997).

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 04/04/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/04/2018
Última alteração: 02/11/2024
Última alteração de preço: 02/11/2024

Autores e Biografia

Cardoso, Zélia de Almeida (Organizador) , Duarte, Adriane da Silva (Organizador)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.