Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Português escrito para surdos - Princípios e reflexões para o ensino



#Libras #PortuguesL2 #portuguessegundalingua #Letras #Pedagogia #Formacaodeprofessores #Didatica #Comunicacao #educacaoinclusiva #minorias


Sinopse

Português escrito para surdos: princípios e reflexões para o ensino, organizado por três pesquisadoras com ampla experiência na educação de surdos, preenche uma grande lacuna didático - pedagógica na área da educação bilíngue dos surdos. É direito da comunidade surda dominar a Libras como sua primeira língua, mas é também seu direito dominar o português brasileiro na modalidade escrita como sua segunda língua.
Não são pequenos os desafios educacionais relacionados ao ensino de português para surdos. É verdade que as pesquisas acadêmicas vêm avançando nas últimas décadas. No entanto, falta transpor esses saberes para o plano da formação dos professores e para as práticas de sala de aula. É isso o que fazem os cinco capítulos dessa obra. Discutem-se neles as bases teóricas do ensino de português para surdos e, ao mesmo tempo, delineiam-se diretrizes metodológicas e estratégias didáticas relevantes para atender às especificidades desse ensino. Não ficam de fora dois outros pontos fundamentais: a produção de material didático e os critérios diferenciados de avaliação. As autoras apresentam propostas que nascem de sua experiência educacional e, sobretudo, de seu compromisso político de viabilizar uma educação bilíngue efetivamente inclusiva dos estudantes surdos brasileiros.

Metadado adicionado por Parábola Editorial em 17/06/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/06/2024
Última alteração: 05/07/2024

Autores e Biografia

Fernandes, Sueli (Organizador) - Doutora em Letras/Estudos Linguísticos (2003), mestra em Linguística (1998), especialista em Alfabetização(1992), graduada em Letras Inglês (1988) pela UFPR. Professora do Setor Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR — linha de pesquisa: Educação: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social — PPGE/UFPR; coordenadora do curso de graduação em Letras Libras (UFPR). Atua há 29 anos na educação de surdos, com experiência no ensino de estudantes surdos na educação básica e superior. Atuou na gestão de políticas educacionais para surdos no Departamento de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, assessorando a implantação da educação bilíngue (Libras e língua portuguesa). Integrou a comissão de criação do curso de licenciatura em Letras Libras da UFPR, em 2015, sendo coordenadora da graduação de 2015 a 2018. Pesquisadora na área de educação bilíngue para surdos, estudos surdos e letramento/ensino de português como segunda língua para surdos. Autora de livros na área da educação especial, educação de surdos e ensino de Libras. ; Pereira, Maria Cristina da Cunha (Organizador) - Graduada em Letras pela Universidade Mackenzie (1968), tem mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUC-SP (1977) e doutorado em Linguística pela Unicamp (1990). Atuou, de 1968 a 2022, como linguista na Escola de Educação Básica de Surdos do Instituto Educacional São Paulo — IESP —, da Divisão de Educação e Reabilitação — Derdic — e, de 1969 a agosto de 2023, como professora da da PUC-SP, sendo, de 1990 a 2023, como titular. Criou, em 2002, o grupo de pesquisa Linguagem e Surdez, cadastrado no CNPq, do qual foi líder até outubro de 2023. Tem experiência na área de linguística aplicada, com pesquisas e publicações principalmente sobre os seguintes temas: linguagem e surdez, escrita e surdez, educação de surdos, leitura e surdez e ensino/aprendizagem da língua portuguesa para/por criança surda. Aposentou-se em agosto de 2023, mas continua atuando no ensino e pesquisa na área de ensino/aprendizagem da língua portuguesa por estudantes surdos, assessorando instituições escolares que atendem a esses alunos, bem como ministrando palestras e cursos. ; Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo (Organizador) - Graduada em Letras pela UniMontes (2006), mestra (2008) e doutora (2012) em Estudos Linguísticos pela UFMG. Implementou e coordenou o Laboratório Experimental de Ensino de Línguas para Surdos na UniMontes. Vencedora do Prêmio de teses da UFMG (2013) com trabalho intitulado ‘O discurso acadêmico-científico produzido por surdos: entre o fazer acadêmico e o fazer militante’. Atualmente é professora do Departamento de Letras, do mestrado profissional em Letras (ProfLetras) e do mestrado em Educação (PPGE) da UniMontes. Atua como editora-chefe da Editora Unimontes e como editora-assistente da revista ‘Educação, Escola & Sociedade’.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.