Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Os meninos da colina



Os meninos da colina, os meninos da colina editora nankin, os meninos da colina editora alameda, os meninos da colina romance nankin, os meninos da colina ravel giordno paz, literatura brasileira ravel giordano paz, professor ravel giordano paz obras, literatura contemporânea editor nankin, ravel giordano paz editora nankin, romance ravel giordano paz


Sinopse

Os meninos da colina, por Ravel Giordino Paz

Você se lembra? Pergunta o narrador de Os Meninos da Colina no início do livro. Parece se dirigir a alguém que, como ele, morou na Rua do Alto, nas alturas da colina; alguém que experimentou os prazeres e os desprazeres da juventude junto com sua turma.

Mas a pergunta também se dirige ao leitor. O jovem leitor há de enxergar ao seu redor um pouco das histórias do romance, e ver que uma matéria privilegiada para a literatura está à mão. A narrativa, para sorte de seus leitores, não oferece receitas para viver os amores e os temores da juventude, mas mostra que tanto os acertos quanto os erros compõem nossos "anos de formação" - e não há problema nenhum se eles estiverem juntos.

O leitor que não é mais tão jovem e tem a memória de suas descobertas já embotadas pela passagem dos anos redescobrirá lembranças doces, agridoces, amargas. Não porque todos os jovens são iguais (e não são), mas porque a descoberta da amizade, do amor, da alegria e mesmo da tristeza é algo que todos nós, meninos da colina ou não, temos em comum. É no desbravar da vivência que podemos nos enxergar nos meninos da colina.

É, de fato, um "romance juvenil": sem pudores nem hesitações, com um ímpeto verdadeira e positivamente jovem, não tem medo de ser sincero. Graças à sinceridade, é também desprovido de um sentimentalismo de superfície - aquele sentimentalismo sempre mais idoso que jovem.

O que garante um tom memorialístico que nunca escorrega para o sisudo ou o piegas é a escrita de Ravel Giordano Paz. Se a vasta experiência de leitura de alguns autores resulta em pedantismo, Ravel consegue fazer sua pesada bagagem parecer leve e fácil de carregar. Dono de uma simplicidade calculada e de muito natural dicção, OsMeninos da Colina é uma estreia de peso na ficção - um peso que o leitor acha-rá, na verdade, muito leve.

Ramiro Giroldo

.........................................................

Sobre o autor: Ravel Giordano Paz se formou em Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Em 1998, migrou temporariamente para o estado de São Paulo, para fazer mestrado na Unicamp e depois doutorado na USP, sempre na área de Literatura. Posteriormente, Ravel se tornou professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Em 2009, publicou o livro "Serenidade e fúria: o sublime assismachadiano", fruto de seu doutorado, e em 2012 organizou, com Fábio Akcelrud Durão, "A indústria radical: leituras de cinema como arte- inquietação", ambos pela Nankin Editorial.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 06/02/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 06/02/2024
Última alteração: 06/02/2024

Autores e Biografia

Paz, Ravel Giordano (Autor), Giroldo, Ramiro (Orelha)

Sumário

Parte 1: A galera - 7

Parte 2: Piratas - 23

Parte 3: A deriva - 51

Parte 4: A tempestade - 76

Parte 5: Sobras - 103

"meninos" (apêndice publicado acidentalmente) - 123

Sobre o autor - 143



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.