Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Poesia brasileira contemporânea e tradição



Poesia brasileira, poesia brasileira contemporanea, poesia brasileira contemporanea nankin, poesia brasileira contemporanea e tradicao, poesia brasileira contemporanea e tradicao nankin, poesia brasileira contemporanea e tradicao solange yokozawa, poesia brasileira contemporanea alexandre bonafim, alexandre bonafim, alexandre bonafim nankin, solange yokozawa nankin, solange yokozawa


Sinopse

Os trabalhos analíticos e interpretativos de fôlego sobre poesia contemporânea são mais ou menos escassos. As dificuldades que justificam essa circunstância são diversas; mas talvez a maior delas seja, num país continental como o Brasil, a reunião dos muitos poetas e livros disponíveis num período recente, advindos de regiões distantes.

Outra dificuldade, certamente de natureza mais literária, é a relação algo demorada ou emperrada dessa poesia com o cânone, aí incluídas não apenas a tradição qualificada de textos, mas também a crítica prestigiosa e as instâncias sagradoras, especialmente a universidade e o aparelho escolar em geral. E, atualmente, com a deplorável irrelevância das notícia e crítica jornalísticas, o poeta e seu livro de poesia contemporânea tendem a fenecer na praia... ou no gueto.

Apesar desse quadro quase desanimador os poetas continuam poetando e seu livros saem para leitura e avaliação. Então não é de admirar nem estranhar que os estudos sejam raros e as opiniões se dividam na tentativa de dar conta do que de fato constitui e representa essa poesia de pouco chão, viço duvidoso e força inovadora, ou não, sempre em questão.

Parece certo, contudo, não obstante o avanço avassalador das novas tecnologias, que a poesia publicada impressa em livros, seu veículo mais tradicional e consagrado, não está morta. Nesse passo, a crítica dessa poesia questiona se ela está aderida ao mercado (e à mercadoria) e às mídias eletrônicas, incapaz de autonomia e transcendência. Ou, ainda, se se perde no formalismo estéril, já vulgar, da poesia sobre a poesia. E também se ela, frente à inevitável tradição (moderna, modernista ou mais antiga) perdeu sua força relacional sem incorporar inovadoramente o que há de vivo na experiência passada (pessoal e social).

Ao mesmo tempo, há uma parte da crítica que parece esperar e reivindicar algum poeta (ou obra) que configure um projeto mais sólido e extenso, o que talvez não se realize porque os tempos atuais não estão a exigir nada disso. A poesia contemporânea, melhor, mediana ou fraquinha, está mais solta, fragmentada e de marcas menos determinadas.

Pois bem. O livro que o leitor tem em mãos atualiza com largo fôlego essas inúmeras e variadas questões e constitui um esforço muito meritório e abrangente de estudar, analisar e interpretar as diferentes veredas da nossa poesia contemporânea. Se ela vale em si mesma, como se relaciona com as várias tradições da poesia brasileira, e o que há nela de vivo, relevante e problemático, mais ou menos nos últimos 30 anos.

Valentim Facioli



Sobre os organizadores:

Alexandre Bonafim é mestre em estudos literários pela Unesp de Araraquara; doutor em literatura portuguesa pela USP; pós-doutor em lírica portuguesa pela UFG. Professor de literaturas de língua portuguesa da UEG - Campus Morrinhos. Integra a equipe do projeto Poesia brasileira contemporânea e tradição, financiado pela Fapeg. Publicou vários livros de ensaios e capítulos de livros tematizando temas relacionados à poesia da modernidade. Dentre suas publicações destacam-se as obras Rubem Braga: a graça poética do instante (2011), O olhar de Perséfone: finitude e transcendência na poesia de Orides Fontela, Sophia de Mello Breyner Andresen e Dora Ferreira da Silva (2010), O silêncio de Orfeu: ensaios sobre lírica com-temporânea (2010) e Sophia de Mello Breyner Andresen: o lugar do ser (2014).

Solange Fiuza Cardoso Yokozawa é doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Professora de Literatura Brasileira da Universidade Federal de Goiás desde 2002, onde atua na graduação e na pós-graduação. Dedica-se principalmente a pesquisas sobre poesia brasileira moderna e contemporânea. É autora do livro A memória lírica de Mario Quintana (2006) e coorganizadora da coletânea O legado moderno e a dissolução contemporânea (2011).

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 09/11/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 09/11/2018
Última alteração: 19/03/2024
Última alteração de preço: 19/03/2024

Autores e Biografia

Yokozawa, Solange Fiuza Cardoso (Organizador) - Solange Fiuza Cardoso Yokozawa é doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Professora de Literatura Brasileira da Universidade Federal de Goiás desde 2002, onde atua na graduação e na pós-graduação. Dedica-se principalmente a pesquisas sobre poesia brasileira moderna e contemporânea. É autora do livro A memória lírica de Mario Quintana (2006) e coorganizadora da coletânea O legado moderno e a dissolução contemporânea (2011).; Bonafim, Alexandre (Organizador) - Alexandre Bonafim é mestre em estudos literários pela Unesp de Araraquara; doutor em literatura portuguesa pela USP; pós-doutor em lírica portuguesa pela UFG. Professor de literaturas de língua portuguesa da UEG - Campus Morrinhos. Integra a equipe do projeto Poesia brasileira contemporânea e tradição, financiado pela Fapeg. Publicou vários livros de ensaios e capítulos de livros tematizando temas relacionados à poesia da modernidade. Dentre suas publicações destacam-se as obras Rubem Braga: a graça poética do instante (2011), O olhar de Perséfone: finitude e transcendência na poesia de Orides Fontela, Sophia de Mello Breyner Andresen e Dora Ferreira da Silva (2010), O silêncio de Orfeu: ensaios sobre lírica com-temporânea (2010) e Sophia de Mello Breyner Andresen: o lugar do ser (2014).; Facioli, Valentim (Orelha)

Sumário

Apresentação e discussão da proposta - 7
SOLANGE FIUZA CARDOSO YOKOZAWA E ALEXANDRE BONAFIM

Poesia brasileira recente: magnum proventum poetarum - 23
ARNALDO SARAIVA

Poesia e pensamento: Sérgio Nazar David, Paulo Franchetti, Luís Maffei - 29
HELENA CARVALHÃO BUESCU

Reconfigurações da memória na poesia brasileira contemporânea - 43
SOLANGE FIUZA CARDOSO YOKOZAWA

Autorreferencialidade e metalinguagem em João Cabral de Melo Neto e Heleno Godoy - 65
CLAUDINE FALEIRO GILL

Dois poetas brasileiros na cidade - 77
ALEXANDRE PILATI

Inquietude e cristalização: impasses do sujeito poético em "Duplo, de Ferreira Gullar - 93
WILSON JOSÉ FLORES JR.

Entre carrapichos e shakes: duas formas de dialogar com a tradição - 109
DIANA JUNKES BUENO MARTHA

A poesia (des)medida: crítica e tradição em Francisco Alvim - 129
ALBERTINA VICENTINI, CÉLIA SEBASTIANA SILVA E HELEN SUELY SILVA AMORIM

Ao dispor de Orfeu: poesia lírica e pensamento órfico - 143
ANTÔNIO DONIZETI PIRES

Dora Ferreira da Silva e Rainer Maria Rilke: confluências literárias - 169
ALEXANDRE BONAFIM

Questões em torno de Thiago de Mello, um poeta contemporâneo - 181
MARCELO FERRAZ DE PAULA

As gatigrafias de Haroldo de Campos - 197
RITA DE CASSI PEREIRA DOS SANTOS

Ecos dissonantes: Hilda Hilst e a ressignificação das formas composicionais clássicas - 211
KELCILENE GRÁCIA-RODRIGUES E MILENA KARINE DE SOUZA WANDERLEY

Sobre os organizadores e colaboradores – 227

***







Para acessar as informações desta seção, Faça o login.