Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A casa deles



são paulo, nankin, 2009, conto brasileiro, programa petrobras cultural, a casa deles, a casa deles livro de contos, a casa deles editora nankin, a casa deles editora alameda, a casa deles ana paula pacheco, ana paula pacheco, ana paula pacheco usp, ana paula pacheco teoria literária, ana paula pacheco contos, ana paula pacheco obras, ana paula pacheco editora nankin, ana paula pacheco editora alameda, contos editora nankin


Sinopse

Livro de estreia de Ana Paula Pacheco, cujos contos giram entre vida familiar e vida na cidade, com suas leis e instituições examinadas em seu momento de quase dissolução. Seu ponto inflamado é o esvaziamento dos personagens, seja pela loucura, ou pelo controle de alguém que se fez mais forte.

"Acho que Ana Paula Pacheco conseguiu evitar dois equívocos neste seu livro de estreia na ficção: o primeiro, a ostentação, que também se veste com uma aparente simplicidade. Aqui a voz é baixa, às vezes quase indistinta, a começar pelo título do volume, enquanto o traço meticuloso não significa ausência de vio-lência. É que em vez do tiro, ela prefere a arma branca.

O segundo equívoco evitado é o da inocência das transposições diretas vida/ ideologia/ erotismo etc., e literatura, o que facilmente conduz à tagarelice, não necessariamen-te decorrente da extensão do texto, mas de sua fraqueza. É oportuno recordar Lukács (A alma e as formas) quando afirma que toda obra literária é construída em torno de uma pergunta apontando um caminho, que inesperadamente, mas com força inexorável, pode interromper-se num silêncio imprevisto. Uma pergunta, e a seu redor a vida desconcertada; um silêncio, e a seu redor o murmúrio, o rumor, a música, o canto a plenas vozes: esta é a forma.

Por isso, diante desses vinte e dois textos, com títulos e extensões variáveis, se quisermos por hipótese descobrir a pergunta que conduzirá a seu entendimento, devemos levar a sério a imposição do último conto: "é preciso voltar sempre ao mesmo ponto". Mas que ponto será este e que pergunta deverá ser feita?" (Vilma Arêas)

......................................................

Sobre a autora: Ana Paula Pacheco nasceu em São Paulo, em 1972. É professora de Teoria Literária na USP e autora de Lugar do mito: narrativa e processo social nas Primeiras estórias de Guimarães Rosa (São Paulo, Nankin Editorial, 2006.) Publicou contos em diversas revistas de literatura e antologias.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 04/08/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/08/2018
Última alteração: 26/02/2024
Última alteração de preço: 15/06/2023

Autores e Biografia

Pacheco, Ana Paula (Autor) - Ana Paula Pacheco nasceu em São Paulo, em 1972. É professora de Teoria Literária na USP e autora de Lugar do mito: narrativa e processo social nas Primeiras estórias de Guimarães Rosa (São Paulo, Nankin Editorial, 2006.) Publicou contos em diversas revistas de literatura e antologias.; Arêas, Vilma (Posfácio)

Sumário

Água - 11
Centro - 15
Cães e gatos - 19
Farmácia - 21
Dormir na rua - 25
A outra avó - 27
A 20.000 pés - 31
Nosso menino - 39
Ele - 41
Medida - 43
Bailarina - 45
Benedita pingas - 47
Copos brancos - 51
Elevador - 53
Copos brancos - II - 57

Cartela - 59
Pai - 61
Balé - 65
Supergato - 67
15 x 15 - 71
Duas negras - 77
Jardim - 85

Posfácio, por VILMA ARÊAS - 89
Agradecimentos - 95



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.