Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O circuito das memórias



Machado de assis nankin, coleção machado editora nankin, estudos sobre machado de assis, analise da obra de machado de assis, o circuito das memorias, o circuito das memorias machado de assis, o circuito das memorias critica literaria, o circuito das memorias juracy assmann saraiva, juracy assmann saraiva, juracy assmann saraiva literatura, juracy assmann saraiva critica literaria, juracy assmann saraiva machado de assis, juracy assmann saraiva nankin


Sinopse

Este valioso estudo, agora em 2ª edição pela Edusp/Nankin, analisa os três romances de Machado de Assis que têm o estatuto da autobiografia ficcional: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Memorial de Aires.

Assim, este livro prioriza a análise e interpretação dos narradores das três obras machadianas, e também as relações que, como agentes do discurso, eles estabelecem com elementos particulares da narrativa, tais como a temporalidade, a focalização da matéria histórica e ainda o receptor interno do texto.

Daí surge a imagem de um escritor altamente complexo, mesmo contraditório de vez em quando, e cujo posicionamento estético o leva a uma experimentação inovadora, operando a autobiografia ficcional como desafio permanente. Essa radicalidade machadiana produziu não pouca confusão nos leitores e na crítica especializada, o que levou e talvez ainda leve muita gente a confundir aqueles romances com a “biografia verdadeira” de Machado.

Tendo em conta o que de melhor a crítica escreveu sobre tais livros, este estudo, com a melhor ferramenta analítica e interpretativa, em linguagem acessível, procura revelar e compreender as inúmeras máscaras de que Machado de Assis se serviu, envolvendo quem o lê e analisa. Juracy Assmann Saraiva descarta o velho chavão do recurso ao biografismo ou às anedotas sociais do tempo, para desenvolver teses muito férteis sobre o estatuto do narrador. Este, suposto “dono da palavra”, encena na narrativa problemas os mais diversos: sua duplicidade (ou multiplicidade), a fragmentação dos discursos, a precariedade da noção de verdade, o complexo jogo de interesses vitais e sociais e a intertextualidade fundamental na literatura, entre outros.

O que o leitor tem em mãos é um trabalho plenamente consciente das armadilhas machadianas, instituído como lente que examina tudo à distância crítica adequada para poder ver o objeto na inteira complexidade artística que o funda.



Sobre a autora: JuracyAssmann Saraiva é graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e realizou Pós-Doutorado em Teoria Literária, na Universidade Estadual de Campinas (2000). É professora e pesquisadora na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, e foi coordenadora do Mestrado Profissional em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais dessa mesma instituição. Entre as suas publicações estão: "Palavras, brinquedos e brincadeiras: cultura oral na escola" (2011), proposta de exploração da tradição cultural da oralidade nas séries iniciais do ensino fundamental, editado pela Artmed e "Texto Literário: Resposta ao desafio da formação de leitores" (2017), organizado juntamente com Ernani Mügge e Tatiane Kaspari, que se volta para a leitura de textos literários no ensino médio.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 14/03/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 14/03/2024
Última alteração: 14/03/2024

Autores e Biografia

Saraiva, Juracy Assman (Autor) - JuracyAssmann Saraiva é graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e realizou Pós-Doutorado em Teoria Literária, na Universidade Estadual de Campinas (2000). É professora e pesquisadora na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, e foi coordenadora do Mestrado Profissional em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais dessa mesma instituição. Entre as suas publicações estão: "Palavras, brinquedos e brincadeiras: cultura oral na escola" (2011), proposta de exploração da tradição cultural da oralidade nas séries iniciais do ensino fundamental, editado pela Artmed e "Texto Literário: Resposta ao desafio da formação de leitores" (2017), organizado juntamente com Ernani Mügge e Tatiane Kaspari, que se volta para a leitura de textos literários no ensino médio.; Zilberman, Regina (Prefácio) , Zilberman, Regina (Orelha)

Sumário

Prefácio: Um Novo Machado de Assis - Regina Zilberman - 11

1. Revisitando Machado de Assis - 15

2. O Estatuto do Narrador - 25

3. Memórias Póstumas de Brás Cubas: Edição e Errata - 41
Narrador: A Metabiografia - 41
Arqueologia da Narrativa: Metadiscurso e Metatexto - 59

4. Dom Casmurro: Confissão e Representação - 91
Narrador: As Fraturas do Enunciado - 91
A Narrativa no Espelho - 119

5. Memorial de Aires: A Máscara do Verossímel - 145
Narrador: As Malhas da Fábula - 145
Auto-referencialidade Narrativa: A Utopia do Realismo - 168

6. Recompondo as Memórias - 191

Bibliografia - 213

***



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.