Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Recortes machadianos



Crítica e interpretação, EDUC, Machado, Ana Salles Mariano, Maria Rosa Duarte de Oliveira, 100 anos machado de assis, colecao 100 anos machado de assis nankin, machado de assis editora nankin, colecao machado editora nankin, recortes machadianos, recortes machadianos editora nankin, recortes machadianos nankin, recortes machadianos ana salles mariano, recortes machadianos maria rosa duarte de oliveira


Sinopse

Este livro plural sobre Machado de Assis é, de fato, um livro singular. Tratando-se de um trabalho com dez colaboradores, ele oferece aos leitores uma contribuição variada, rica de alternativas, que aborda diferentes aspectos da vasta obra machadiana e arredores. Com essa perspectiva geral, o leitor deste livro está bem servido, pois nele, com as intersecções das diferentes disciplinas, estão abordados assuntos e temas que atualizam as implicações da obra de Machado de Assis inclusive para além do âmbito literário, embora através de sua expressão, como um painel que ao mesmo tempo surpreende e reforça a grandeza do "velho bruxo". Este livro, enfim, persegue Machado de Assis, escritor do século dezenove, projetando-o para nossos dias e mesmo para o futuro, procurando nele caminhos que inquietam nosso olhar contemporâneo.

Metadado adicionado por Alameda Editorial em 12/11/2018

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 12/11/2018
Última alteração: 14/03/2024
Última alteração de preço: 14/03/2024

Autores e Biografia

Mariano, Ana Salles (Organizador) - Ana Salles Mariano é graduada em Letras, com mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Chefe do Departamento de Arte da Faculdade de Filosofia Comunicação Letras e Artes de 2013 a 2017. Professora de Literatura e de Oficina de criação de textos do curso de Letras e do Curso de Comunicação e Publicidade e professora do programa de pós Graduação Lato sensu em Crítica e Curadoria. Foi Superintendente do teatro TUCA de 2003 a 2013, responsável pela curadoria do teatro e inúmeros projetos para inclusão cultural e formação de público. Criadora e coordenadora do Centro de Documentação e Memória do TUCA. ; Oliveira, Maria Rosa Duarte de (Organizador) - Maria Rosa Duarte de Oliveira possui mestrado em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com a dissertação "A Escritura Semiótica de Memórias Póstumas de Brás Cubas", e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com a tese "João Goulart na Imprensa de Personalidade a Personagem". Atualmente, é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde ministra a disciplina de Teoria Literária no Curso de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária. Algumas publicações recentes: Agamben, Glissant, Zumthor: Voz. Pensamento. Linguagem (2013);Machado de Assis ? contos para muitas vozes (2015) edição bilíngue (português-espanhol); Impasses do narrador e da narrativa na contemporaneidade (2016).

Sumário

Este livro plural sobre Machado de Assis é, de fato, um livro singular. Tratando-se de um trabalho com dez colaboradores, ele oferece aos leitores uma contribuição variada, rica de alternativas, que aborda diferentes aspectos da vasta obra machadiana e arredores.

Por isso que sua singularidade está presente como a originalidade dos diversos discursos críticos, construídos através de um caminho principal: a instância do leitor. Conforme fica esclarecido na apresentação:

´O princípio que norteou a organização destes ensaios foi a perspectiva da leitura, não no sentido específico de uma estética da recepção, mas no que se refere à reflexão crítica sobre a instância do leitor, seja no universo da obra machadiana (o leitor-autor, personagens-leitoras; livros que são leitores de outros; Machado-leitor etc.); seja no universo das traduções, que são também atos de leitura da obra machadiana no universo de uma outra cultura, seja nos posicionamentos da crítica, em especial a exercida por este conjunto de ensaístas, ao se valerem de mediações híbridas entre a teoria literária, a retórica, a filosofia, a história e a comunicação de massa´.

Com essa perspectiva geral, o leitor deste livro está bem servido, pois nele, com as intersecções das diferentes disciplinas, estão abordados assuntos e temas que atualizam as implicações da obra de Machado de Assis inclusive para além do âmbito literário, embora através de sua expressão, como um painel que ao mesmo tempo surpreende e reforça a grandeza do ´velho bruxo´.

Como todo grande escritor, Machado se oferece, se revela e resiste às pretensões dos leitores, mesmo se estes se supõem especialistas. Mas ele nunca se nega às provocações e ao diálogo, pois instituída a ironia, temperada com humor e ceticismo, sua liberdade inventiva parece não conhecer limites, fazendo proliferar o inumerável da vida. E esta só poder ser debatida ou revelada através das linguagens, que são, afinal, o miolo do humano.

Este livro, enfim, persegue Machado de Assis, escritor do século dezenove, projetando-o para nossos dias e mesmo para o futuro, procurando nele caminhos que inquietam nosso olhar contemporâneo. Não é questão de louvor mas de conhecimentos de nossos problemas e impasses.

Valentim Facioli



Sobre as organizadoras:

Ana Salles Mariano é graduada em Letras, com mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Chefe do Departamento de Arte da Faculdade de Filosofia Comunicação Letras e Artes de 2013 a 2017. Professora de Literatura e de Oficina de criação de textos do curso de Letras e do Curso de Comunicação e Publicidade e professora do programa de pós Graduação Lato sensu em Crítica e Curadoria. Foi Superintendente do teatro TUCA de 2003 a 2013, responsável pela curadoria do teatro e inúmeros projetos para inclusão cultural e formação de público. Criadora e coordenadora do Centro de Documentação e Memória do TUCA.

Maria Rosa Duarte de Oliveira possui mestrado em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com a dissertação "A Escritura Semiótica de Memórias Póstumas de Brás Cubas", e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com a tese "João Goulart na Imprensa de Personalidade a Personagem". Atualmente, é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde ministra a disciplina de Teoria Literária no Curso de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária. Algumas publicações recentes: Agamben, Glissant, Zumthor: Voz. Pensamento. Linguagem (2013);Machado de Assis ? contos para muitas vozes (2015) edição bilíngue (português-espanhol); Impasses do narrador e da narrativa na contemporaneidade (2016).



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.