Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Uma voz feminina calada pela Inquisição



Referência


Sinopse

Este livro apresenta personagens e fatos dos últimos séculos da Idade Média.Em uma proposta de trazer à luz cristãos discriminados e pouco conhecidos, a autora, em seu aperto de mão com o passado, apresenta o contexto da época, o papel feminino, a vida das beguinas (mulheres caridosas que dedicaram suas vidas ao cuidado e amparo dos menos favorecidos), Margarita Porete, uma beguina escritora e divulgadora de suas ideias, e a Inquisição.Consideradas transgressoras por errar nos artigos da fé e ensinar o evangelho na língua do povo e não no latim, a única língua considerada sacra e autorizada a expressar a Palavra de Deus à época, as beguinas foram suprimidas da Igreja. Margarida Porete foi considerada herética e foi queimada junto com seu livro “O Espelho das almas simples e aniquiladas”, no qual discorreu sobre a importância do cristão esvaziar-se de si mesmo para ser cheio do espírito de Deus.A leitura irá proporcionar uma reflexão sobre a heresia, sobre o perigo de se tirar o mérito da salvação de Jesus Cristo e colocar em homens ou obras e o prejuízo causado aos cristãos de todas as épocas pela falta de amor e excesso de poder dos líderes religiosos.Como em seu primeiro livro: Uma voz feminina na Reforma, a escritora destaca o silêncio das mulheres na História e o preço pago pela ousadia de falar, como destacado na epígrafe de Blanca Gari e Alicia Padrón Wolff: “Mulheres que falam, a transgressão que representa este ato não reside propriamente no falar.As vozes que sonham no interior dos espaços privados, femininos, não são transgressoras em si mesmas.A transgressão está em serem ouvidas. É o falar em público o que irrompe como perversão no cenário da Baixa Idade Média”.

Metadado adicionado por Editora Hagnos em 02/10/2019

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 02/10/2019
Última alteração: 02/10/2025

Autores e Biografia

Almeida, Rute Salviano (Autor)

Áreas do selo: AutoajudaReligião

A Editora Hagnos, cujo nome tem origem na língua grega que significa puro, santo e limpo, foi fundada em janeiro de 2001 com um propósito claro e inspirador: a publicação de livros capazes de transformar vidas. Desde seu início, a essência da Hagnos tem sido a busca por obras que não apenas informem, mas também inspirem e promovam mudanças significativas nos leitores.

Com um compromisso inabalável com a qualidade e a excelência editorial, e ainda em parceria com autores renomados, a Editora Hagnos traz à luz obras que exploram uma ampla gama de temas, como: teologia, referência, liderança, relacionamento, família, espiritualidade, desenvolvimento pessoal, infantil, entre outros. Cada livro publicado passa por um rigoroso processo de seleção, visando oferecer aos leitores conteúdos baseados em valores éticos, morais, humanos e acima de tudo cristãos.

Um marco importante na história da Hagnos ocorreu em 2003, quando a editora adquiriu o selo editorial United Press. Essa aquisição representou não apenas um crescimento no portfólio de publicações, mas também uma ampliação na capacidade de alcançar diferentes segmentos de leitores.

Ao longo dos anos, a Editora Hagnos consolidou sua reputação como uma referência no mercado editorial, sendo reconhecida não somente pela qualidade de suas publicações, mas também pela sua missão contínua de oferecer livros que possam provocar reflexão, incentivar transformações e impactar positivamente a vida daqueles que os leem.

A Hagnos mantém-se fiel à sua essência original, buscando incessantemente ser uma fonte de inspiração e bênção para seus leitores, reafirmando seu compromisso de publicar obras que, contribuam para o crescimento pessoal e espiritual de forma a inovarem seu mundo.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.