Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O grande livro das bruxas e curandeiras



Curandeiras, medicina, cuidados, saúde, mulheres, história das mulheres, feminismo, enfermagem, doulas, parteiras, parto, parto natural, história, história da saúde, bruxaria, bruxas, França, Idade Média, inquisição, perseguição, mulheres fortes, resistência


Sinopse

Entre remédios e tratamentos alternativos, as curandeiras sempre estiveram à margem da medicina tradicional, ligadas ao poder de ervas, gestos e encantamentos capazes de enfrentar todo tipo de mal. Tradicionalmente designadas ao cuidado do lar, dedicaram suas vidas à saúde dos outros como forma de resistência.
As parteiras, “avós” curandeiras, cuidadoras e aprendizes foram expulsas e desacreditadas por autoridades eruditas, políticas e religiosas desde a Antiguidade. Este livro investiga a história delas, lançando luz sobre práticas ancestrais e empréstimos de outras culturas que fazem parte do trabalho delas até o presente.
Ao mesmo tempo história da medicina e das mulheres de cura, O grande livro das bruxas e curandeiras é um mergulho ímpar em uma parte do passado que relegou e perseguiu mulheres em proveito de homens, mas também é uma narrativa sobre a perseverança do desejo de curar — personificado pelas mais diversas mulheres.

Metadado adicionado por Editora Aleph em 24/10/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 24/10/2024
Última alteração: 17/12/2024

Autores e Biografia

Lemonnier, Clara (Autor) - Clara Lemonnier é uma antropóloga francesa graduada na Universidade de Bourdeaux, onde se dedicou a pesquisas sobre os cuidados realizados por mulheres à margem da medicina tradicional, em áreas urbanas e rurais no sudoeste da França. A sua tese de doutorado é uma etnografia centrada na pluralidade de tratamentos associados às doenças consideradas femininas na França rural. Ela também participou de um estudo socioantropológico na região francesa semi-rural de Médoc sobre assistência médica do Estado em relação à saúde sexual e reprodutiva de mulheres imigrantes não-documentadas. Sua ideia em desenvolver um livro sobre o trabalho das curandeiras ao longo da história foi tornar o tema acessível ao público geral.; Soter, Sofia (Tradutor) , Acioli, Mateus (Capista)

Áreas do selo: AutoajudaHumanidadesLiteratura estrangeiraReligiãoReligião / Espiritismo

A Goya é um selo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal da Editora Aleph.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.