Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Uma paixão chamada cinema



Cinema Brasileiro, História e arte, Cinema Mineiro, UFMG, Cinema Novo, Movimento estudantil, resistência


Sinopse

José Américo Ribeiro nasceu em Patrocínio, em 20 de junho de 1943, filho de Francisco de Paula Ribeiro e Haydée Ferreira Ribeiro. Fez o curso primário no Grupo Escolar Honorato Borges e o ginasial no Colégio Dom Lustosa, em Patrocínio. Em 1958 mudou-se para Belo Horizonte para fazer o curso científico. Em 1968 entrou para Escola Superior de Cinema da Universidade Católica de Minas Gerais. Nessa época fez dois filmes em 16mm, Ruptura e Morte branca . Diplomado em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte, em 1975; Mestre em Artes (Produção Cinematográfica) na The Ohio State University, Columbus, Ohio, Estados Unidos; Doutor em Artes (Cinema), na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 1986; Professor Titular do Departamento de Fotografia e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, 1991. É autor do livro O cinema em Belo Horizonte: do cineclubismo à produção cinematográfica na década de 60 e de uma dezena de curtas e médias metragens.

Metadado adicionado por C/Arte em 11/08/2016

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 11/08/2016
Última alteração: 22/10/2019

Autores e Biografia

Ribeiro, José Amércio (Autor)

Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraReligiãoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

A C/Arte Projetos Culturais é uma empresa prestadora de serviços na área cultural, que focaliza a pesquisa histórica, edição de livros, educação e organização de exposições desde de 1989. O perfil editorial da C/Arte partiu da concepção de diversas coleções destinadas a promover a reflexão sobre nossa condição cultural, organizando uma diversidade temática voltada essencialmente para a Arte e as Humanidades. Assim, inicialmente direcionada a abrir espaço para questões relativas à história e crítica de arte (coleções Horizontes Históricos, História & Arte, Arte & Ensino), a Editora passou a oferecer espaço para outros temas: o universo das práticas pedagógicas e formação docente (Coleção Didática); as relações políticas, sociais e urbanas nos espaços públicos (coleções Política & Sociedade e Registros da Cidade); a dinâmica da organização e produção empresarial (Coleção Estado da Arte); as perspectivas da arquitetura e do urbanismo (Coleção Arquitetura e Urbanismo); o saber direcionado para a saúde humana (Coleção C/Saúde). Com o objetivo de traçar o perfil de organizações e de seus criadores, a C/ Arte tem investido em abordagens inovadoras contribuindo, com o rigor e a qualidade da abordagem histórica, para a circulação de informações sobre a memória empresarial brasileira e a história das cidades.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.