Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A paisagem sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais (1711-1822)



Arte, Paisagem sonora, Música barroca, Vila Rica, Minas Gerais


Sinopse

Em que sentidos a música composta na Vila Rica colonial recriava, na imaginação, a paisagem sonora da qual fazia parte? Neste livro, Fábio Viana relata sua aventura em busca de respostas a essa pergunta complexa e de escopo amplo. Para respondê-la – tarefa formidável –, desenvolveu um arcabouço teórico eclético e multifacetado para o qual lançou mão de metodologias de diversas áreas (arquivologia, estudos socioculturais, musicologia histórica, análise musical, arquitetura, geografia). Viana conduz sua escavação arqueológica rumo ao impalpável universo sonoro de Vila Rica colonial com ouvido atento, rigor acadêmico e raro senso de imaginação. Ao final do percurso, sugere considerações inusitadas e coloca questões que abrem novos sentidos para o significado dos sons em Minas colonial. Adendo. Ao leitor incauto, advirto: a leitura deste trabalho pode causar agudo refinamento de sua capacidade de escuta. Porém, para nós que vivemos em um mundo que satura a visão enquanto atrofia o ouvir, um efeito colateral dessa natureza atinge-nos como um bálsamo!

Metadado adicionado por C/Arte em 03/08/2016

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 03/08/2016
Última alteração: 15/02/2023
Última alteração de preço: 15/02/2023

Autores e Biografia

Viana, Fábio Henrique (Autor)

Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / LeituraReligiãoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

A C/Arte Projetos Culturais é uma empresa prestadora de serviços na área cultural, que focaliza a pesquisa histórica, edição de livros, educação e organização de exposições desde de 1989. O perfil editorial da C/Arte partiu da concepção de diversas coleções destinadas a promover a reflexão sobre nossa condição cultural, organizando uma diversidade temática voltada essencialmente para a Arte e as Humanidades. Assim, inicialmente direcionada a abrir espaço para questões relativas à história e crítica de arte (coleções Horizontes Históricos, História & Arte, Arte & Ensino), a Editora passou a oferecer espaço para outros temas: o universo das práticas pedagógicas e formação docente (Coleção Didática); as relações políticas, sociais e urbanas nos espaços públicos (coleções Política & Sociedade e Registros da Cidade); a dinâmica da organização e produção empresarial (Coleção Estado da Arte); as perspectivas da arquitetura e do urbanismo (Coleção Arquitetura e Urbanismo); o saber direcionado para a saúde humana (Coleção C/Saúde). Com o objetivo de traçar o perfil de organizações e de seus criadores, a C/ Arte tem investido em abordagens inovadoras contribuindo, com o rigor e a qualidade da abordagem histórica, para a circulação de informações sobre a memória empresarial brasileira e a história das cidades.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.