Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

(Des)coseduras a contrapelo
estudos sobre literatura e outras artes



Santos, Betty Bastos Lopes (Organizador) - Betty Bastos Lopes Santos – Graduada em Letras Vernáculas com Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É professora de Língua Portuguesa e Literatura – Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Linguística e Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora Mestra pelo Mestrado Profissional em Letras -PROFLETRAS (UNEB), Campus V – Santo Antônio de Jesus. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens – Linha 1- Leitura, Literatura e Cultura – PPGEL -UNEB 2021.2. Email: [email protected]. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3228041545197577.; Nascimento, Daniela Galdino (Organizador) - Daniela Galdino Nascimento – Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005). É Professora Assistente B na UNEB, atuando na graduação e pós-graduação em Letras. Docente do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL), UNEB-campus I. Coordenadora do projeto de pesquisa Autoria de Mulheres na Literatura Brasileira: Percursos Transgressores na Poética de Gilka Machado (UNEB/PPG-Programa IC, FAPESB). Atua como orientadora de pesquisas desenvolvidas por estudantes cotistas no Programa Afirmativa UNEB. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa LEALL – Linguagens e Educação: Alfabetização, Leitura, Linguística e Literatura (CNPq/UNEB). Membro NUPELEM – Núcleo de Pesquisa em Literaturas Escritas por Mulheres (CNPq/Universidade Federal do Agres Pernambucano – UFAPE). Membro do Grupo de Pesquisa Memória e Imaginário nas Literaturas Brasileira e Africanas.; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno (Organizador) - Luciana Sacramento Moreno Gonçalves – É formada em Letras. Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, atua no Departamento de Educação – Campus XIII/ Itaberaba e no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem. Lidera o Grupo de Estudos Linguagem e Periferia (s) – GELP(s) e desenvolve projetos de leitura literária em escolas públicas e espaços socioeducativos de Salvador, a partir da metodologia dos Círculos de Leitura. Participa de projetos de produção de livros e realiza revisão textual de periódicos e livros literários. Pesquisa literatura brasileira contemporânea; literatura negra e de contextos periféricos, literatura infantil e juvenil.

critica literária, literatura brasileira, crítica e intrepretação, teoria critica, apreçiação critica


Sinopse

Esta coletânea foi pensada e costurada como uma colcha de retalhos, em que cada pedaço sozinho tem potência (ainda que limitada), mas unido a outros, guiados por uma linha de resistência que agrega, acolhe e se faz perceptível pela beleza da conjunção, pela harmonia do encontro não (necessariamente) combinado, pela preciosidade da diferença de cada retalho, torna-se um trabalho vigoroso, “feito à mão”, em que o suor de quem faz a costura impregna o tecido antes desprezado, para (re)inscrever a história, através do signo da multiplicidade. A linha aqui são as vozes insólitas, diversas e plurais que vão cosendo suas existências, marcando suas diferenças, sendo colcha que aquece no frio e embeleza o cenário, agregando ética e estética; literatura e vida social e política.

Metadado adicionado por Editora Mercado de Letras em 24/05/2024

Encontrou alguma informação errada? Perguntar para a Editora Mercado de Letras

ISBN relacionados

--


Metadados completos:

  • 9788575917992
  • Livro Impresso
  • (Des)coseduras a contrapelo
  • estudos sobre literatura e outras artes
  • 1 ª edição
  • --
  • --
  • --
  • --
  • --
  • --
  • Santos, Betty Bastos Lopes (Organizador) - Betty Bastos Lopes Santos – Graduada em Letras Vernáculas com Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É professora de Língua Portuguesa e Literatura – Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Linguística e Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora Mestra pelo Mestrado Profissional em Letras -PROFLETRAS (UNEB), Campus V – Santo Antônio de Jesus. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens – Linha 1- Leitura, Literatura e Cultura – PPGEL -UNEB 2021.2. Email: [email protected]. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3228041545197577.; Nascimento, Daniela Galdino (Organizador) - Daniela Galdino Nascimento – Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005). É Professora Assistente B na UNEB, atuando na graduação e pós-graduação em Letras. Docente do Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL), UNEB-campus I. Coordenadora do projeto de pesquisa Autoria de Mulheres na Literatura Brasileira: Percursos Transgressores na Poética de Gilka Machado (UNEB/PPG-Programa IC, FAPESB). Atua como orientadora de pesquisas desenvolvidas por estudantes cotistas no Programa Afirmativa UNEB. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa LEALL – Linguagens e Educação: Alfabetização, Leitura, Linguística e Literatura (CNPq/UNEB). Membro NUPELEM – Núcleo de Pesquisa em Literaturas Escritas por Mulheres (CNPq/Universidade Federal do Agres Pernambucano – UFAPE). Membro do Grupo de Pesquisa Memória e Imaginário nas Literaturas Brasileira e Africanas.; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno (Organizador) - Luciana Sacramento Moreno Gonçalves – É formada em Letras. Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, atua no Departamento de Educação – Campus XIII/ Itaberaba e no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem. Lidera o Grupo de Estudos Linguagem e Periferia (s) – GELP(s) e desenvolve projetos de leitura literária em escolas públicas e espaços socioeducativos de Salvador, a partir da metodologia dos Círculos de Leitura. Participa de projetos de produção de livros e realiza revisão textual de periódicos e livros literários. Pesquisa literatura brasileira contemporânea; literatura negra e de contextos periféricos, literatura infantil e juvenil.
  • critica literária, literatura brasileira, crítica e intrepretação, teoria critica, apreçiação critica
  • Literatura nacional
  • B869.909
  • Crítica Literária / Geral (LIT000000)
  • Categoria -
    Literatura: história e/ou crítica
    --
  • 2024
  • 14/03/2024
  • Português
  • Brasil
  • --
  • Livre para todos os públicos
  • --
  • 14 x 21 x 1.8 cm
  • 0.432 kg
  • Brochura
  • 308 páginas
  • R$ 107,00
  • 49019900 - livros, brochuras e impressos semelhantes
  • --
  • 9788575917992
  • 9788575917992
  • --
  • --
  • --

Metadados adicionados: 24/05/2024
Última alteração: 24/05/2024

Sumário

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO 9
Betty Bastos Lopes Santos,
Daniela Galdino Nascimento e
Luciana Sacramento Moreno Gonçalves

POR ESSA TERRA: MOBILIDADE, MOVIMENTO E MIGRAÇÃO 17
Alessandra Queiroz dos Santos
NO COVIL DAS REPRESENTAÇÕES: AS FACES DO DIABO EM NARRATIVAS BÍBLICAS E LITERÁRIAS 35
Augusto Vilemar Lima dos Santos e
Oton Magno Santana dos Santos

TOM ZÉ ENTRE BECOS E ENCRUZILHADAS . 57
Eliana Moreira de Assis

NA TRAMA DOS FIOS SOCIOCULTURAIS DO GRUPO AS GANHADEIRAS DE ITAPUÃ E DA COMUNIDADE DE LAS PALENQUERAS71
Gabriela Farias Cairo e Nerivaldo Alves Araújo

AS ESTRATÉGIAS DE STORYTELLING NO AUDIODRAMA #08 “O CASO DE AGATHA DIAS” 87
Gizele Santos e Elizabeth Gonzaga de Lima

A LITERATURA NA ENCRUZILHADA: DO SILENCIAMENTO DO NEGRO AO SOLO FÉRTIL DA ESCRITA AFRO-FEMININA 103
Helena Vitória Nascimento dos Santos e Luciana Sacramento Moreno Gonçalves

“O SAMBA É DE MOÇA”: SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO COMO AGÊNCIA DE RESISTÊNCIA E ENFRENTAMENTO AO RACISMO 125
Kézia de Alcântara Pereira da Silva e Marco Aurélio dos Santos Souza

RETRATOS DA CULINÁRIA DE SALVADOR E DO RECÔNCAVO BAIANO NO ROMANCE DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS 139
Laís Conceição Portela

A TRILHA DO MEDO, A TRILHA DA CURA: A LITERATURA DE HORROR DE AUTORIA NEGRA FEMININA NA BAHIA, UMA LEITURA DE JOVINA SOUZA E HILDÁLIA FERNANDES.157
Margarete Carvalho

CEM ANOS DE SOLIDÃO E AS HERANÇAS DE UMA AMÉRICA LATINA DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ 175
Milena Nogueira Franco Soares

SOBRE O PIXO: UM OLHAR NOS MUROS E PAREDES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, CAMPUS I, SALVADOR. 197
Nayhara Crhistina Dias Silva Cardoso e Marco Aurélio dos Santos e Souza

CRÔNICAS DE SÃO PAULO DE DANIEL MUNDURUKU: CONTRAPONTO ÀS CRÔNICAS DO “DESCOBRIMENTO” 215
Paulo Marcelino dos Santos e Elizabeth Gonzaga de Lima

A CONFLUÊNCIA DOS DISCURSOS HISTORIOGRÁFICOS E LITERÁRIOS NO
ROMANCE ESSA GENTE, DE CHICO BUARQUE 237
Priscila Borges de Novaes e Adriana de Borges Gomes

CRISTAIS PARTIDOS: REPRESENTAÇÕES TRANSGRESSORAS DO FEMININO NA POESIA DE GILKA MACHADO 257
Taís da Silva Carvalho e Daniela Galdino Nascimento

PONCIÁ VICÊNCIO: SUBJETIVIDADE E IDENTIDADE 277
Vanessa Santos Cerqueira

SOBRE AUTORAS E AUTORES 299



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.