Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Saudades do meu gato Dom



afeto - literatura infantojuvenil, luto, literatura infanto juvenil, saudade, SELTON MELLO, Aos Prantos no Mercado, Manual do luto, Textos para tocar cicatrizes, Igor Pires, Antes que o café esfrie, É Assim que Acaba.


Sinopse

Comovente e lúcido. Este é um livro vai tocar o coração de quem já perdeu um bichinho de estimação. Misturando realidade e ficção, poesia e Psicanálise, esta linda história fala de amor, encontros, perdas, luto e, pelo tom testemunhal, ajuda o(a) leitor(a) no seu processo de dizer adeus.
Sobre este pequena mas vigorosa obra, a professora universitária e poetisa Dra Luiza Helena Oliveira da Silva escreveu uma inspirada sinopse. Confira.
A literatura tem seus desafios e a palavra luta com seus (des)limites. Podemos, como declarou Manuel Bandeira, ocuparmo-nos de um lirismo bem-comportado, comedido, um lirismo funcionário público, com livro de ponto, expediente e protocolo. Podemos gastar as tintas da nossa pena com descrições do arrebol. Falar de luas que crescem, mínguam, de estrelinhas. De flores e amores, rimando tudo com alegria. Podemos até nos distanciarmos ao máximo e fazer textos insípidos, bem adestradinhos, tratando de qualquer coisa que afinal resulte em um muito sobre nada. Corremos inclusive o risco de sermos ovacionados por críticos que amem a forma pela forma... Podemos preencher linhas e mais linhas como quem se distrai em prática de caligrafia, observando a regularidade dos desenhos do papel. Tudo pode ser, afinal, razão ou desrazão de literatura. Ou podemos, no exercício de toda impotência, tratar de temas que nos corroem a alma, mesmo as mais distraídas, mesmo as que tentam distanciar-se de dores como a do luto.
Nesse conto testemunho, o narrador fala da perda de um gato. Não era assim um gato tão amoroso o tempo todo. Fazia escolha de afetos. Que gatos o seriam? Dom, que já tinha virado personagem de final feliz, numa narrativa anterior, personagem eternizada na escrita de Francisco, em O Gato Dom, agora falece. Dom nem era ficção. Era pura presença no mundo, com todo direito de ser e viver. Mas a vida… A vida dos gatos é sempre mais breve, conforme sinalizam os que contam a idade dos gatos. A nossa, quem saberá? O que um dolorido narrador nos revela é que cuidados, mimos e o amor não protegem ninguém da inesperada morte das gentes. É assim a vida. É assim esse um conto que fala da partida de um gato, com expressões de dor que só sente de verdade, lá bem dentro, aquele que ama.

Metadado adicionado por Editora Mercado de Letras em 21/11/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 21/11/2023
Última alteração: 25/04/2024

Autores e Biografia

Pinto, Francisco Neto Pereira (Autor) - Francisco Neto Pereira Pinto é Psicanalista, Professor e Escritor. Membro da Academia de Letras e Norte do Tocantins – Acalanto, onde ocupa a cadeira 12. Doutor em Ensino de Língua e Literatura. É professor dos Cursos de Medicina e Psicologia do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – Unitpac e no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura – PPGLLIT, da UFNT. Foi um dos organizadores das coletâneas Panorama contemporâneo das pesquisas em ensino da literatura, publicado em 2016, pela EDUFCG e Ensino da Literatura no Contexto Contemporâneo, publicado em 2021 pela Mercado de Letras. Na esfera literária, já publicou dois livros de contos: o primeiro em 2018, com o título Sobre a vida e outras, pela editora In House, e o segundo, À beira do Araguaia, em 2021, pela Mercado de Letras. Em 2022 publicou o primeiro livro infantil, também pela Mercado de Letras, O Gato Dom.

Sumário

SUMÁRIO
PAIS DE GATO? 7
COMO TUDO COMEÇOU? 10
VOCÊ ATROPELOU OS GATOS? 13
COMO ERA O DOM? 18
POR QUE É TÃO DIFÍCIL DIZER ADEUS? 23
AMAR É TAMBÉM DEIXAR PARTIR? 28
SOBRE O AUTOR 32



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.