Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Novas palavras da crítica
ressignificando noções sobre gênero e sexualidades



arte, aspectos políticos, aspecto sociais, gêneros e sexualidade, identidadde de gênero, inclusão social, LGBTQIA, POLÍTICAS PÚBLICAS


Sinopse

A politização da literatura e de gêneros textuais da cultura brasileira e ocidental se fazem presentes nesta coletânea, pois alguns dispositivos de verdade são apresentados por uma força de compreensão e por um viés de enfrentamento, até mesmo recortes que norteiam o amadurecimento da epistemologia de saberes descolonizados. Esperamos impactos de leituras substanciosos e desejamos difusões críticas mais conscientes ao se ocuparem as leitoras, os leitores dos textos, levando em conta significativas reflexões no campo das humanidades, dos estudos literários, linguísticos e das artes em relação à emergência do tema aqui proposto.

[...]
A coletânea Novas palavras da crítica: ressignificando noções sobre gênero e sexualidades propõe um quadro interpretativo das produções artísticas relacionadas às formas dissidentes de existência, permitindo uma enunciação menos controlada pela sociedade disciplinar e mais voltada para deslocar estruturas e promover liberdade. O objetivo é incorporar a dimensão reflexiva em temas como o papel da arte nas políticas de subjetivação, reflexões críticas sobre identidades e performances LGBT+ drag-queer-pornô-biográficas, produção de linguagens e narrativas de vida que descolonizem saberes. A coletânea segue fundamentos de pensadores como Butler, Rancière e Foucault, explorando a política, a estética e os dispositivos de controle das sexualidades. Os textos abordam a relação entre arte, pornografia, obscenidade e erótica dissidente, enfocando a interseccionalidade entre gênero, raça e classe, bem como análises de obras artísticas que tratam de territórios homoeróticos e narrativas de vida. Além disso, refletem sobre a linguagem e sua relação com as subjetividades subalternizadas, incluindo a questão da deficiência e da sexualidade. A coletânea apresenta uma abordagem crítica e provocadora, buscando desconstruir paradigmas sociais e culturais contemporâneos em relação a gênero e sexualidades dissidentes nas artes e na literatura. Os textos oferecem uma leitura perspicaz e reflexiva, abrindo espaço para novas linguagens e debates acerca da diversidade e multiplicidade de existências no mundo atual.

Metadado adicionado por Editora Mercado de Letras em 29/09/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 29/09/2023
Última alteração: 29/09/2023

Autores e Biografia

Lima, Marcus Assis (Organizador)

Sumário

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO 7

capítulo 1
NOTAS SOBRE IDENTIDADE NEGRA E
HOMOSSEXUAL EM O QUARTO DE GIOVANNI
DE JAMES BALDWIN 17
Ari Lima e Paulo César García

capítulo 2
POR UMA ERÓTICA DA DISSIDÊNCIA 47
Claudicélio Rodrigues da Silva

capítulo 3
“DE QUE MULHERES ESTAMOS FALANDO?”:
ARTICULANDO GÊNERO, RAÇA E CLASSE RUMO
À TEORIZAÇÃO DA INTERSECCIONALIDADE 69
Amanda Nunes do Amaral e Flávio Pereira Camargo

capítulo 4
IMAGENS CINEMATOGRÁFICAS
E POLÍTICAS DE SUBJETIVAÇÃO 89
Djalma Thürler, Marcelo Nogueira e Marcus Lobo

capítulo 5
CINEMA ORLY: TERRITÓRIOS HOMOERÓTICOS
E NARRATIVA DE VIDA NA ESCRITA DE LUÍZ CAPUCHO 115
Marcus Antônio Assis Lima e Emerson Ian Souza Soares

capítulo 6
AFRONTANDO OS LIMITES DA LÍNGUA:
DEFICIÊNCIA E SEXUALIDADE 137
Lucas Teixeira Costa

capítulo 7
DAR A LÔKA! DAR? DAR! E NÃO SÓ A LÔKA 161
Olinson Coutinho Miranda

SOBRE AUTORAS E AUTORES 171



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.