Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Montaigne



Filosofia, Filosofia francesa, Filosofia século XVI, Humanismo, Ensaios


Sinopse

Este livro traz uma introdução à vida e à obra de Michel de Montaigne (1533–1592), jurista, político e escritor francês. O humanismo preconizado por esse grande homem da Renascença consiste em limitar o desumano sob a forma da rejeição da tortura, da crueldade e da justiça leviana; humanismo que, em vez dos ideais abstratos, advoga em favor da expressão das preocupações do ser humano em situação concreta.
Montaigne é célebre por ter sido o criador do ensaio pessoal como gênero de escrita. A proposta da criação deste estilo que lhe daria fama por toda a posteridade era a de abordar quaisquer assuntos que considerasse relevantes, sem uma preocupação formal ou estética, e sem mirar um tipo específico de leitor. Ao contrário: interessava a Montaigne oferecer seu ponto de vista pessoal, registrando os assuntos à maneira de um observador arguto. Seus Ensaios, publicados em três volumes, acabaram por apresentar uma linguagem refinada, de uma infinita riqueza, tendo seduzido um amplo escopo de leitores exigentes: Descartes, Pascal, Rousseau, Nietzsche, Lévi-Strauss, Michel Butor.
Filósofo da comparação, da descrição e da sugestão, Montaigne concentrou sua atenção na história e na poesia, nas guerras civis e religiosas, na tensão entre os impérios, assim como nas opacidades da consciência ou nas digressões da mente. Na busca de uma nova linguagem, ele tomou o partido da arte de formul

Metadado adicionado por Editora Estação Liberdade em 15/12/2016

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 15/12/2016
Última alteração: 15/01/2023
Última alteração de preço: 15/01/2023

Autores e Biografia

Benmakhlouf, Ali (Autor), Teixeira, Guilherme João de Freitas (Tradutor)

Sumário

Referências cronológicas
Introdução
I. Opinião ou conversa informal
II. Aparência ou contradição
III. A mente veemente
IV. A história da tagarelice
V. Intercâmbio e obrigações
VI. A gramática do luto
VII. A volúpia, a virtude, a morte: entre objetivo e ponto extremo
VIII. O si e os outros
IX. "De acordo com sua capacidade"
Conclusão
Indicações bibliográficas



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.