Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A cidadela



Cidadela


Sinopse

"Como um exímio leitor de Borges, o escritor mineiro (que é também arquiteto) cria um universo ficcional valendo-se das potencialidades de uma imaginação que não prescinde da engenhosidade da linguagem. Dados toponímicos, referências históricas e datas precisas – que garantem a plausibilidade dos fatos – misturam-se a relatos oníricos e aos desvios delirantes da razão de quem vive e narra os acontecimentos.
O enredo é simples e complexo ao mesmo tempo: nos arquivos do Ministério de Defesa francês, um historiador franco-argelino encontra, em 1979, um relato atribuído a seu pai – um tenente participante de uma expedição militar enviada à Argélia, em 1961 – sobre uma prodigiosa fortaleza na área ocidental do deserto do Saara. Nessa edificação, ele e o coronel, seu comandante, ingressaram quando buscavam os oficiais desaparecidos numa primeira missão à região, dias antes. Trata-se de uma cidadela com peculiaridades insólitas, já que os limites de suas muralhas abrigavam uma espécie de labirinto no qual os personagens passaram a vivenciar estranhos acontecimentos, que acabaram por levar o coronel a um estado irreversível de insanidade.
Sonhos, sobressaltos e assombros do tenente, conjugados às especulações feitas por ele sobre os desvios delirantes de seu companheiro de missão, conferem à história uma atmosfera intrigante, capaz de desestabilizar as certezas de quem a lê.
Assim como a cidadela que lhe serve de tema e cenário, a própria narrativa se dá a ver como um conjunto de caminhos que se bifurcam, sem necessariamente perder sua coerência, sua coesão.
Ao final, o leitor perplexo fica sem saber ao certo se a história foi uma experiência de fato vivida ou se apenas um sonho ou delírio do narrador."
Maria Esther Maciel

Metadado adicionado por Editora Miguilim em 05/07/2021

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 05/07/2021
Última alteração: 05/07/2021

Autores e Biografia

Meirelles, Maurício (Autor)

Áreas do selo: ArtesAutoajudaEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / ReferênciaReligião / EspiritismoTécnicosTurismo

A Miguilim aposta na riqueza da imaginação, no valor estético e sociocultural dos livros e nas infinitas possibilidades da arte. Criada em 1980, foi pioneira na publicação literária no Brasil e reuniu educadores e escritores como Antonieta Cunha, Bartolomeu Campos de Queirós e Terezinha Alvarenga. Desde 2010 com novo olhar, o compromisso da editora continua sendo a qualidade, o prazer da leitura e a formação de leitores. Lançamentos e reedições tem projetos gráficos bem cuidados, valorizando trabalhos de novos autores, ilustradores e a diversidade de temas. A Miguilim acredita na importância da literatura e da fantasia na construção de uma sociedade mais livre e humana. Ela segue desenvolvendo sensibilidades, espalhando o amor pela leitura e encantando gerações de crianças, jovens e adultos.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.