Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A Turma da Savassi que virou nome de bairro



História, bairro, Savassi, Belo Horizonte, poesia


Sinopse

Elevada ao status de bairro depois de ser desmembrada do Funcionários, em 2006, a antiga região da Savassi, em Belo Horizonte, surgiu de uma praça cujo apelido foi herdado da panificadora mais conhecida da cidade. Em torno dela, no início dos anos 1940, formou-se a Turma da Savassi, que por duas décadas reuniu jovens festeiros e briguentos que fizeram fama. Se a padaria deu nome à turma, há quem diga que foi a turma que popularizou o nome e também a região que virou bairro.”

A presente história é narrada pelo jornalista e escritor Jorge Fernando dos Santos em linguagem jornalística, com algumas citações poéticas. A Turma da Savassi... que virou nome de bairro é um livro divertido, que leva o leitor numa viagem aos tempos da Padaria Confeitaria Savassi e da rapaziada que projetou seu nome entre 1940 e 1960. Em sua narrativa memorialística, que remonta ao tempo dos bondes e trólebus, o autor fala de ruas, praças, bares, restaurantes, colégios, clubes, igrejas, cinemas e personagens que marcaram época numa BH cordial e bucólica. Não por acaso, todos os capítulos têm nome de filmes.

O livro nasceu de uma proposta do compositor Pacífico Mascarenhas, com o objetivo de registrar episódios vividos pela turma da qual ele fez parte. Várias de suas canções servem de trilha sonora para a narrativa, estando registradas por diversos intérpretes no CD que acompanha a presente edição – incluindo um bônus em sua homenagem. Mais que um relato memorialístico, A Turma da Savassi é uma viagem no tempo, uma declaração de amor ao bairro e uma homenagem àqueles jovens que gravaram seu nome no imaginário da cidade.

Metadado adicionado por IVO CAMARGO - Soluções Comerciais No Mercado Editorial em 23/04/2019

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 23/04/2019
Última alteração: 03/07/2021

Autores e Biografia

Santos, Jorge Fernando dos (Autor)

Áreas do selo: ArtesAutoajudaEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / ReferênciaReligião / EspiritismoTécnicosTurismo

A Miguilim aposta na riqueza da imaginação, no valor estético e sociocultural dos livros e nas infinitas possibilidades da arte. Criada em 1980, foi pioneira na publicação literária no Brasil e reuniu educadores e escritores como Antonieta Cunha, Bartolomeu Campos de Queirós e Terezinha Alvarenga. Desde 2010 com novo olhar, o compromisso da editora continua sendo a qualidade, o prazer da leitura e a formação de leitores. Lançamentos e reedições tem projetos gráficos bem cuidados, valorizando trabalhos de novos autores, ilustradores e a diversidade de temas. A Miguilim acredita na importância da literatura e da fantasia na construção de uma sociedade mais livre e humana. Ela segue desenvolvendo sensibilidades, espalhando o amor pela leitura e encantando gerações de crianças, jovens e adultos.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.