Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O cão do filósofo



Filosofia / Geral


Sinopse

O livro para aqueles que perguntam: para que serve a filosofia? Em seu livro de estreia no Brasil, O Cão do Filósofo, Raimond Gaita narra histórias que envolvem animais, especialmente os que conviveram com ele. Dessa forma, levanta questões sobre como os animais pensam e sentem, relacionando-as com o modo como os seres humanos agem entre si. Em que pensa um cão quando está deitado sobre o tapete? Seria errado atribuir os conceitos de amor, devoção, lealdade, pesar, coragem ou amizade aos animais? Por que as pessoas se comovem tanto com algumas criaturas e tão pouco com outras? As análises de Gaita passam por escritores como J. M. Coetzee e Hannah Arendt, além de filósofos como Ludwig Wittgenstein e René Descartes. Ao oferecer uma nova maneira de pensar sobre os animais, ele sugere que é o amor que nos dá o melhor modelo para o respeito que merecem. Um dos aspectos importantes analisados por Gaita é a necessidade de atenção e amor que o Homem precisa de outro ser humano e de outros animais. Para ele, esse sentimento distorce e envenena as relações e, para se prevenir, as pessoas passam a buscar um ideal de autossuficiência que seria desastroso no futuro. A penúria que elas sentem frente a outros seres humanos é, em parte, o que as condiciona ou dá a sensação de sua preciosidade. Do mesmo modo ocorre com os animais: a destrutividade da necessidade é a dimensão negativa de seu poder para proporcionar as mais altas formas de relacionamento com eles. “[Este] livro belo e prazeroso perseguiu-me por vários dias depois do fim de sua leitura.” (Guardian)

Metadado adicionado por Grupo Editorial Record em 27/11/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 27/11/2023
Última alteração: 01/03/2024
Última alteração de preço: 01/03/2024

Autores e Biografia

Gaita, Raimond (Autor) , Daflon, Maria Lúcia (Tradutor)

Áreas do selo: ArtesAutoajudaEducaçãoGastronomiaHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligiãoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literáriaTurismo

Selo criado no começo dos anos 1950, inicialmente ligado a um grupo português, e parte do Grupo Record desde 1996, Bertrand Brasil é uma marca de grandes histórias. Casa de vencedores do Prêmio Nobel, como Pablo Neruda e Ernest Hemingway, Bertrand Brasil se firmou como uma referência para romances dos melhores narradores contemporâneos, como a chilena Isabel Allende, de quem o selo já lançou mais de duas dezenas de obras, e o britânico Matt Haig, autor de um dos maiores sucessos recentes, A biblioteca da meia-noite. Bertrand Brasil tem tradição em imaginar passados longínquos, seja com as reconstruções do Egito Antigo por Christian Jacq, com a França de reis aventureiros do século 14 de Maurice Druon ou a Holanda do século 17, com Moça com brinco de pérola, de Tracy Chevalier. É, ainda, um selo de grandes mestres do romance de amor, como Nora Roberts, Barbara Delinsky e Judith McNaught. E casa, também, de grandes nomes brasileiros, do marco da dramaturgia brasileira Dias Gomes, da contadora de histórias Leticia Wierzchowski, das criatividades de Zack Magiezi e Carpinejar.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.