Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Trabalho e vadiagem
a origem do trabalho livre no Brasil



Kowarick, história brasileira, livres despossuídos, origem da marginalização


Sinopse

Nem escravo nem senhor, o homem que nos tempos da escravidão nasceu livre, ou de algum modo “ascendeu” a essa condição, era um estigmatizado enquanto força de trabalho. E quando a Abolição aparece no horizonte, ele, que poderia ser empregado no lugar dos escravos nas lavouras, é preterido pelo imigrante europeu. Tudo porque, pelo menos para os fazendeiros, era considerado um vagabundo, indisciplinado e incompetente.
Em Trabalho e vadiagem, Lúcio Kowarick estuda a formação do mercado de trabalho livre no Brasil, da época da escravidão até o início do século XX. Buscando captar no curso da história brasileira a origem da marginalização de vastos contingentes de nossa população, o livro é de uma surpreendente atualidade, levando-nos a detectar no tratamento da mão de obra de hoje as mesmas situações encontradas no passado.
Lançado originalmente em 1987, este ensaio, que se tornou um pequeno clássico da sociologia brasileira, é agora acrescido de um capítulo inédito, em que se analisa o modo e condição de vida dos chamados “despossuídos” no campo e na cidade.

Metadado adicionado por Editora 34 em 13/08/2019

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 13/08/2019
Última alteração: 01/07/2023
Última alteração de preço: 01/07/2023

Autores e Biografia

Kowarick, Lúcio (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.