Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A perspectiva inversa



Pável Floriênski, Perspectiva inversa, Filosofia da arte, Simbolismo russo, História da arte


Sinopse

Considerado por muitos o “Leonardo da Vinci russo”, Pável Floriênski (1882-1937) foi matemático, filósofo e inventor, além de teólogo e padre da Igreja Ortodoxa. Frequentador dos círculos simbolistas de Moscou no início do século XX, engenheiro na Rússia pós-revolucionária, e depois vítima das perseguições políticas do stalinismo, Floriênski tem no ensaio A perspectiva inversa (1919) — publicado pela primeira vez no Brasil — um de seus mais importantes legados.


Antecipando questões fundamentais da história da arte no Ocidente, o pensador russo coloca em xeque o domínio da representação objetiva da realidade, e do observador como um ponto de vista estático e abstrato. Floriênski não apenas demonstra que as opções artísticas dos pintores de ícones, rudimentares aos olhos contemporâneos, não eram fruto da ignorância das técnicas que a Idade Moderna viria a difundir, como também sustenta que alguns dos melhores exemplos da arte renascentista devem muito de sua grandeza justamente à transgressão, consciente e sistemática, da perspectiva linear.


Sua análise do papel do corpo na relação com o espaço e o tempo, e a noção de que a arte deve pautar-se por uma compreensão integral da realidade têm encontrado ressonâncias nos projetos de diversos artistas da atualidade, bem como na trajetória do cineasta Andriêi Tarkóvski (1932-1986), um de seus mais notórios seguidores.

Metadado adicionado por Editora 34 em 25/10/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 25/10/2017
Última alteração: 15/10/2024
Última alteração de preço: 01/07/2023

Autores e Biografia

Floriênski, Pável (Autor) - Nascido em Ievlakh, no Azerbaijão, em 1882, Pável Aleksándrovitch Floriênski, padre ortodoxo, filósofo, matemático, historiador e teórico da arte, foi um dos mais influentes pensadores da denominada Idade de Prata russa, que, no início do século XX, reuniu filósofos, artistas e poetas tais como Marina Tsvetáieva, Serguei Diáguiliev, Marc Chagall, Aleksandr Blok e Óssip Mandelstam, quase todos perseguidos pelo regime. O legado de Floriênski constitui-se de tratados científicos na área da física e matemática, ensaios filosóficos, teológicos e sobre a arte e, ainda, vasta correspondência com escritores, artistas, filósofos e cientistas de seu tempo. Não obstante sua intensa participação em diversas frentes na Rússia pós-revolucionária, em 1937, acusado de atividades subversivas, foi condenado à morte e executado pelo regime stalinista.; Jallageas, Neide (Tradutor) - Neide Jallageas realiza pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Russo da Universidade de São Paulo, com estágio no Centro Eisenstein de Pesquisa, em Moscou (projeto contemplado pela Fapesp), investigando o cinema russo e, em especial, a obra de Serguei Eisenstein em confluência com o cinema e as artes na Rússia do século XXI. É doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com tese sobre o cinema de Andriêi Tarkóvski, a partir dos estudos de Pável Floriênski. Mestre em Estética do Audiovisual (ECA-USP), traduziu um conto de Clarice Lispector para a linguagem do vídeo e da fotografia, trabalho que se encontra em acervos públicos (MAM-SP, Coleção Pirelli/MASP, SESC-SP). Integra o quadro de professores do Bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes. Concebeu e edita os cadernos de pesquisa sobre cinema russo kinoruss.; Bytsenko, Anastassia (Tradutor) - Anastassia Bytsenko é tradutora e pesquisadora. Assina com Adriano Carvalho Araújo e Sousa a tradução de O sacrifício de Andriêi Tarkóvski (É Realizações, 2012). Verteu três textos de Lev Tolstói, dentre os quais “Shakespeare e o drama” e “O que é a arte?” para a coletânea Os últimos dias (Companhia das Letras, 2011). Traduziu ainda artigos e ensaios em periódicos especializados. Realizou pesquisa de mestrado sobre a imigração russa no Brasil e atualmente desenvolve pesquisa de doutorado sobre o teatro de Tolstói no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cultura Russa da Universidade de São Paulo.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.