Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Cidade de muros
crime, segregação e cidadania em São Paulo



Ciências sociais, Violência urbana, São Paulo, Segregação social, Espaço público, Direitos humanos, Justiça privatizada, Medo e crime, Desigualdade, Democracia no Brasil


Sinopse

O aumento dramático da violência em São Paulo nos últimos anos tem como contrapartida o fracasso da justiça e da polícia em combater a violência e a criação de formas inéditas de discriminação social. Cidade de muros, da antropóloga Teresa Caldeira, analisa em detalhes a maneira pela qual crime, medo e desrespeito aos direitos dos cidadãos associaram-se a transformações urbanas em São Paulo, produzindo um novo padrão de segregação espacial durante as duas últimas décadas. Tal combinação de violência cotidiana e falência institucional tem sérias consequências: a privatização da justiça e da segurança, o apoio a ações ilegais e violentas da polícia, e a reclusão de segmentos da sociedade em enclaves fortificados. O resultado é a fragmentação do espaço público, a valorização da desigualdade e o incentivo ao preconceito em relação a vários grupos sociais. Fatores que, na argumentação da autora, representam os principais desafios à consolidação da democracia e do estado de direito no Brasil.

Metadado adicionado por Editora 34 em 24/10/2017

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 24/10/2017
Última alteração: 22/01/2025
Última alteração de preço: 01/07/2023

Autores e Biografia

Caldeira, Teresa Pires do Rio (Autor) -

Teresa Pires do Rio Caldeira nasceu em São Paulo, em 1954, e estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, instituição onde defendeu seu mestrado em 1982 sob a orientação de Ruth Cardoso. Foi pesquisadora do Cebrap por quinze anos e professora do Departamento de Antropologia da Unicamp entre 1988 e 1996. Desde 2007 leciona no Departamento de Planejamento Urbano da Universidade da Califórnia em Berkeley, local onde defendeu seu segundo mestrado (1987) e seu doutorado (1992). Fruto de uma extensa pesquisa realizada ao longo de dez anos, o livro Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo (2000), escrito originalmente em inglês, recebeu o Senior Book Prize da American Ethnological Society. É autora também de A política dos outros: o cotidiano dos moradores de periferia e o que pensam do poder e dos poderosos (1984) e Espacio, segregación y arte urbano en el Brasil (2010).

; Oliveira, Frank de (Tradutor) , Monteiro, Henrique (Tradutor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.