Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A moreninha



literário


Sinopse

A Moreninha é um romance de autoria do escritor brasileiro Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882), publicado em 1844.[1] Essa obra marca o início da ficção do romantismo brasileiro.[2] Esse livro faz parte da fase do romantismo no Brasil, e tem grande sucesso ainda nos dias de hoje. É considerado o primeiro romance tipicamente brasileiro, pois retratou hábitos da juventude burguesa carioca, contemporânea à época de sua publicação.

Escrito no mesmo ano que Joaquim Manuel de Macedo se formou em medicina, esta obra rendeu-lhe fama de forma tão intensa que o levou a abrir mão da carreira médica para dedicar-se exclusivamente à literatura e ao jornalismo.
O romance é narrado em terceira pessoa, com narrador onisciente. O tempo transcorre na ordem cronológica, apenas uma volta ao passado, nos capítulos sete e oito, quando Augusto conta à D. Ana, avó de seu amigo Filipe, o episódio de seu juramento amoroso. A história se passa em dois lugares: na cidade do Rio de Janeiro, representando a vida urbana e social, e na ilha onde mora D. Ana, simbolizando o paraíso de amor. O estilo do texto é marcado pelo ritmo ágil, com a presença freqüente de diálogos entre os personagens, o que nos dá a impressão de que a história está acontecendo no ato da leitura.

Metadado adicionado por Garnier em 27/01/2020

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 27/01/2020
Última alteração: 04/09/2024
Última alteração de preço: 04/09/2024

Autores e Biografia

Macedo, Joaquim Manuel de (Autor)

Áreas do selo: ArtesDidáticos / Ensino FundamentalDidáticos / Ensino MédioEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligiãoSaúde, esporte e lazerTécnicosTurismo

Desde 1844, a Editora Garnier selo literário há 175 anos atuante no mercado, é uma das mais antigas editoras em atividade no Brasil. O selo Garnier foi pertencente ao próprio Machado de Assis, fato que ostentamos com orgulho. Atualmente a Garnier juntou-se ao Grupo Leitura e pretendemos por muitos anos cumprir nossa missão de disseminar cultura à todos. Contamos com um extenso acervo de História do Brasil, coleções de autores como: Machado de Assis, Mário de Andrade, Agripa Vasconcelos, Mika Waltari, Franz Kafka, entre outros.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.