Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Ribalta carica
Clássicos do teatro



Teatro, Teatro Brasileiro, Clássicos do Teatro


Sinopse

Este livro se destina a destacar para jovens e estudiosos do teatro algumas peças icônicas da dramaturgia carioca, que mostram um Rio de Janeiro com suas características do final do século 19 e início do século 20.
As peças selecionadas são O noviço (1845), O demônio familiar (1857), Caiu o Ministério (1882), A capital federal (1897) e A bela Madame Vargas (1912). São clássicos escritos por nomes como Martins Pena, José de Alencar, França Jr., Artur Azevedo e João do Rio.
Todo o conteúdo do livro é resultado dos trabalhos de pesquisa, organização, notas, sinopses e biografias realizados pelo dramaturgo e escritor Sergio Fonta.

Metadado adicionado por Editora Batel em 04/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/07/2025
Última alteração: 04/07/2025

Autores e Biografia

Fonta, Sergio (Organizador) - SERGIO FONTA é escritor, dramaturgo, ator e diretor teatral, com 11 livros publicados, entre eles, “Rubens Corrêa / Um salto para dentro da luz” (indicado ao 6º Prêmio APTR), “O esplendor da comédia e o esboço das ideias: dramaturgia brasileira dos anos 1910 a 1930” e “Rua Feliz Lembrança” (Concurso Internacional de Literatura UBE – Prêmio Martins Pena). Além de peças encenadas em diversas cidades brasileiras, teve outras duas premiadas, traduzidas e transmitidas pela Radio de Colônia (Alemanha). Em Teatro ou Poesia, conquistou inúmeras premiações, entre elas, 1º lugar no IV Concurso Opinião de Dramaturgia e Menção Especial por Unanimidade no Prêmio Guararapes de Poesia. É Membro-Titular do PEN Clube do Brasil, da Academia Brasileira de Arte e da Academia Carioca de Letras, onde é o atual presidente.

Sumário

Apresentação..........................................................7
Nota introdutória.....................................................8
O Noviço – Martins Pena........................................9
O Demônio Familiar – José de Alencar ................57
Caiu o Ministério! – França Junior........................119
A Capital Federal – Artur Azevedo........................163
A Bela Madame Vargas – João do Rio..................251



Áreas do selo: ArtesAutoajudaHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Criado em 2007, o selo Batel é o nome de fantasia da Editora, e se resume a um batel, um tipo de barco que carrega passageiros até o navio. Uma forma de pensar que uma das funções da editora é a de navegar e guiar seus clientes e leitores até as grandes plataformas da imaginação e da literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.