Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Diálogos interculturais: ensaios de comparatismo latino-americano



Literatura comparada, Ensaios literários, Literatura


Sinopse

Mais do que consagrado no campo dos Estudos Literários, Eduardo F. Coutinho nos brinda agora com esta interessante e fundamental reunião de novos ensaios voltados para o estudo das literaturas.
São nove ensaios inéditos em que o autor se propõe a aprofundar o olhar que vem dirigindo às literaturas latino-americanas, além de apontar para novos caminhos para as pesquisas sobre o tema.
Como o próprio autor diz em sua introdução, este livro dá continuidade a dois outros trabalhos anteriores por ele publicados, a saber: Literatura Comparada na América Latina: ensaios, de 2003, e Literatura Comparada: reflexões, de 2013.
Com uma consistente apresentação de Beatriz Resende, Professora Titular da Faculdade de Letras da UFRJ, o livro prossegue com as análises deste grande especialista no campo da Literatura Comparada.

Metadado adicionado por Editora Batel em 16/10/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 16/10/2024
Última alteração: 16/10/2024

Autores e Biografia

Coutinho, Eduardo F. (Autor) - EDUARDO F. COUTINHO é Professor Titular Emérito da UFRJ, Professor Visitante na UFF e Pesquisador 1 A do CNPq. Doutor em Literatura Comparada (UC–Berkeley), é também Professor Visitante em diversas universidades no Brasil e no exterior (Cuba, Argentina, Colômbia e Alemanha) e Distinguished Visiting Professor na University of Illinois, EUA. Foi membro fundador e Presidente da ABRALIC e Vice-Presidente da Associação Internacional de Literatura Comparada. Tem 30 livros publicados como autor e/ou organizador e numerosos ensaios em periódicos especializados. Entre seus livros, destacam-se The ‘Synthesis’ Novel in Latin America; Em busca da terceira margem; Literatura Comparada na América Latina: ensaios; Literatura Comparada: reflexões; Grande sertão: veredas. Travessias; Rompendo barreiras: ensaios; e Brazilian Literature as World Literature.

Sumário

SUMÁRIO
9 Apresentação
15 Nota introdutória
17 O conceito de “literatura nacional” e a crise de identidades na América Latina
39 Estratégias pós e decoloniais no discurso literário e cultural da América Latina
53 Em busca de uma geocultura latino-americana
65 A Literatura Comparada e seu caráter intercultural
77 Literatura Comparada e literatura-mundo
91 A presença do Brasil e da América Hispânica nos Congressos da Associação Internacional de Literatura Comparada (AILC/ICLA)
111 Aspectos da transculturação na América Latina: o caso do “realismo maravilhoso”
135 Da representação à busca de expressão: visões do indígena na produção literária brasileira
157 A literatura brasileira e sua vocação antropofágica:
do “molho” machadiano às variantes pós-modernas
Miolo-



Áreas do selo: ArtesAutoajudaHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Criado em 2007, o selo Batel é o nome de fantasia da Editora, e se resume a um batel, um tipo de barco que carrega passageiros até o navio. Uma forma de pensar que uma das funções da editora é a de navegar e guiar seus clientes e leitores até as grandes plataformas da imaginação e da literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.