Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Meninos, eu resisti



Crônicas brasileira, Discursos, Crônicas


Sinopse

Este novo da jornalista e escritora Ana Arruda Callado reúne textos dispersos e de várias épocas, falados ou escritos, incluindo alguns deste ano de 2024, para justificar o título.
O livro inclui, para começar, o primeiro capítulo do próximo livro da autora, sobre Bárbara Eliodora, participante da Inconfidência Mineira e poeta. Não falta Antonio Callado, é claro, a partir de palestra por ela proferida na Academia Carioca de Letras. A autora relembra ainda Otto Lara Resende, José do Patrocínio, entre outros textos deliciosos.

Metadado adicionado por Editora Batel em 16/10/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 16/10/2024
Última alteração: 16/10/2024

Autores e Biografia

Callado, Ana Arruda (Autor) - ANA ARRUDA CALLADO é jornalista. Deu aulas na UFF, na UFRJ e na PUC-Rio; doutorou-se em Comunicação e Cultura pela UFRJ e presidiu o Conselho Estadual de Cultura em dois mandatos. Publicou oito biografias de mulheres – Dona Maria José, sobre Maria José Barbosa Lima; Jenny, amazona, valquíria e vitória-régia, sobre a romancista e jornalista Jenny Pimentel Borba; Adalgisa Nery, sobre a poetisa, jornalista e política; Maria, uma biografia, sobre a escultora Maria Martins; Lygia, a recordista, sobre a vereadora, deputada estadual e deputada federal Lygia Maria Lessa Bastos; Darcy, a outra face de Vargas, sobre a primeira-dama e esposa de Getúlio Vargas; Berta Ribeiro, aos índios com amor; Maria Yedda – formadora de gente, sobre a grande educadora; uma novela policial, Uma aula de matar ; e cinco livros de casos intitulados: Meninos, eu ouvi ; Meninos, eu falei ; Meninos, eu trabalhei ; Meninos, eu cansei e Meninos, estou aqui. Meninos, eu resisti é o mais recente.

Sumário

Sumário
Algumas explicações.........................7
Um pouco de Anna Amélia....................9
Literatura de Callado para a ACL..........14
Oprimidas e Empoderadas....................24
Otto, Cronista em Tempo Integral..........39
José do Patrocínio – do Brasil Arcaico ao Sonho da Modernidade.................49
ABI – 60 Anos do Golpe.....................63
O Texto em Veículos Impressos.............70
Um Pouco de História......................72
A Revolução do Lide........................81
Textos Além da Notícia.....................93



Áreas do selo: ArtesAutoajudaHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Criado em 2007, o selo Batel é o nome de fantasia da Editora, e se resume a um batel, um tipo de barco que carrega passageiros até o navio. Uma forma de pensar que uma das funções da editora é a de navegar e guiar seus clientes e leitores até as grandes plataformas da imaginação e da literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.