Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Fábrica de mentiras
Eufrásia, do Vale do Café ao Arco do Triunfo



Romance brasileiro, Fazendas de Café, Paraíba do Sul


Sinopse

O presente romance, Fábrica de mentiras, volta-se para as novas gerações da família Teixeira Leite e continua a saga da imigração e da fundação de Vassouras, no vale do Paraíba do Sul, que relatei em Terras proibidas: o Vale do Café. Inicia-se na época da abolição da escravidão, e debruça-se na vida no Vale, na Corte e na República, depois na Belle Époque em Paris, onde Eufrásia circula em seus salões, nas idas e vindas entre França e Brasil para reencontrar Joaquim Nabuco. Em Terras proibidas a imigração era basicamente de “homens bons” de Portugal, mas aqui os imigrantes vêm também da Alemanha e da Irlanda – e alguns da Itália. Histórias que me foram contadas por minha querida tia Laura, na casa de veraneio do meu avô, no Alto da Boa Vista, ou na de Botafogo. Sagas que nos ajudam a entender e respeitar o passado, sem o qual não existiríamos, e, esperemos, a construir um futuro melhor.

Metadado adicionado por Editora Batel em 21/08/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 21/08/2024
Última alteração: 21/08/2024
Última alteração de preço: 21/08/2024

Autores e Biografia

Lobo, Luiza (Autor) - Sócia do Pen Clube do Brasil, membro da UBE-RJ, do SINTRA e da ABRAFIL, sócia correspondente da Academia Maranhense de Letras, da Academia Ludovicense de Letras e do Instituto Histórico do Maranhão, Luiza Lobo, por seus estudos sobre Sousândrade e Maria Firmina dos Reis, foi eleita cidadã maranhense e da cidade de Guimarães. Recentemente, relançou a 2ª edição crítica e atualizada de O Guesa, do poeta. Publicou 25 livros, 30 traduções e centenas de ensaios e resenhas, no Brasil e no exterior. Seus cinco livros de contos estão disponíveis em segunda edição no formato digital, inclusive em tradução. Seus dois romances sobre o Vale do Paraíba do Sul foram o resultado de 18 anos de pesquisas genealógicas, históricas e de entrevistas na sua família, e refletem seus estudos sobre o feminismo, os estudos culturais e a Nova História.

Áreas do selo: ArtesAutoajudaHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Criado em 2007, o selo Batel é o nome de fantasia da Editora, e se resume a um batel, um tipo de barco que carrega passageiros até o navio. Uma forma de pensar que uma das funções da editora é a de navegar e guiar seus clientes e leitores até as grandes plataformas da imaginação e da literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.