Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Maria Yedda - Formadora de gente



Biografias, Educação, História do Brasil, Professoras


Sinopse

Biografia da grande educadora Maria Yedda Leite Linhares, que, nas palavras da jornalista Ana Arruda Callado, foi acima de tudo uma “formadora de gente”. Sua alegria, a grande satisfação, era ter em seu redor jovens com quem dialogasse – sempre de forma igual, buscando em cada um deles, um talento, uma vocação.
Em torno de sua sala de aula e de seus gabinetes de pesquisas passaram gerações. A primeira delas com nomes como Arthur e Hugo Weiss, Valentina Rocha Lima, Francisco Falcon e Helena Lewin. A estes se agregou uma segunda turma, formada pelos jovens Ciro Cardoso, Barbara Levy, José Luis Werneck da Silva, Berenice Brandão. E então veio a vocação irresistível de participar, de viver no mundo, e fazer a mudança; as lutas políticas e sociais tomaram vulto, contra as oligarquias, contra os entreguistas, contra as burocracias e as velhas lideranças acadêmicas carcomidas. Sua integral participação nas lutas do seu tempo a levaria, em 1964, a viver a cada dia no coração da crise do Brasil moderno.
Esta é a oitava biografia de grandes mulheres escritas pela jornalista Ana Arruda Callado. As demais foram Dona Maria José, sobre Maria José Barbosa Lima; Jenny, amazona, valquíria e vitória-régia, sobre a romancista e jornalista Jenny Pimentel Borba; Adalgisa Nery, sobre a poetisa, jornalista e política; Maria, uma biografia, sobre a escultora Maria Martins; Lygia, a recordista, sobre a vereadora, deputada estadual e deputada federal Lygia Maria Lessa Bastos; Darcy, a outra face de Vargas, sobre a primeira-dama e esposa de Getúlio Vargas; e Berta Ribeiro, aos índios com amor.

Metadado adicionado por Editora Batel em 12/12/2022

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 12/12/2022
Última alteração: 12/12/2022

Autores e Biografia

Callado, Ana Arruda (Autor)

Áreas do selo: ArtesAutoajudaHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Criado em 2007, o selo Batel é o nome de fantasia da Editora, e se resume a um batel, um tipo de barco que carrega passageiros até o navio. Uma forma de pensar que uma das funções da editora é a de navegar e guiar seus clientes e leitores até as grandes plataformas da imaginação e da literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.