Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Eternidade humana



Poesia, Poesia brasileira, Literatura brasileira


Sinopse

Nas palavras do Gilberto Mendonça Teles, prefaciador de ETERNIDADE HUMANA, “o livro de Márcio Catunda faz uma chamada geral dos heróis da humanidade e os reúne – não numa plataforma diacrônica nem em grupos temáticos da religião, da arte ou da literatura –, criando-se a ideia de um “caos” cultural numa leitura apressada, mas trata-se na verdade da “cosmovisão” de um grande leitor e poeta.” Os poemas de Márcio Catunda apresentam e discorrem sobre grandes personagens da humanidade, como: videntes (Tirésias Cassandra), míticos (Ulisses, Orfeu), religiosos (Jesus, Ashtavaksa Gita), poetas (Dante, Camões), filósofos (Sócrates, ChangeTse), músicos (Mozart, Bach, Beethoven, Vivaldi), e assim por diante numa série de sessenta nomes e cerca de três mil “versos”. Por eles ficamos sabendo que HERMES TRISMEGISTO “separou a terra do fogo / e se tornou receptáculo da Força / que dá vida aos seres / e tem o poder de tudo fazer”; que AKENATON, o faraó poeta, “Gravou nos obeliscos /o nome da majestade celestial / para ensinar aos hierofantes provincianos do Egito /a cultuar, com reverente amor filial, / a luz que clareia o mundo”; que SÓCRATES “Tomou um banho, bebeu a mortal cicuta,/deitou-se e balbuciou: / desde o dia do nascimento / a natureza condena o homem a perecer”; que SIDARTA GAUTAMA “Sem pronunciar palavra inexata,/ peregrinou, durante quarenta anos / até eliminar em si a ânsia de renascer”; que JESUS, o mais perfeito dos homens, “Disse que amar o próximo é revelar o eu desconhecido. / e Profetizou que governará o mundo, sem exércitos nem escravos; que, afinal, GARCÍA LORCA, “El defensor de los gitanos, fue un Cristo em la Granada amortajada”. A obra poética de Márcio Catunda é uma das mais ricas da atualidade. Nela, principalmente nesta Eternidade Humana, o leitor encontrará, por intermédio dos fragmentos antológicos que a representam, o sentido maior da poesia no ponto extremo das culturas do universo. A leitura prodigiosa do Autor mistura sincronia e diacronia numa só visão dos seus heróis, vendo todos eles numa tensão imaginária, onde o poeta e diplomata cearense os contempla e celebra para a satisfação de seus leitores.

Metadado adicionado por Editora Batel em 25/06/2020

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 25/06/2020
Última alteração: 25/06/2020

Autores e Biografia

Catunda, Márcio (Autor), Teles, Gilberto Mendonça (Prefácio)

Áreas do selo: ArtesAutoajudaHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Criado em 2007, o selo Batel é o nome de fantasia da Editora, e se resume a um batel, um tipo de barco que carrega passageiros até o navio. Uma forma de pensar que uma das funções da editora é a de navegar e guiar seus clientes e leitores até as grandes plataformas da imaginação e da literatura.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.