Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Encontro com a Daseinsanalyse
a obra Ser e Tempo, de Heidegger, como fundamento da terapia daseinsanalítica



PSICOTERAPIA, FENOMENOLOGIA, DASEINSANÁLISE


Sinopse

Até mesmo Martin Heidegger, um dos maiores filósofos – segundo alguns o maior –, do século passado, sabia dos obstáculos que enfrentamos ao nos aproximarmos do pensamento fenomenológico. Em um belo texto, Meu caminho para a fenomenologia, nos conta de seus esforços iniciais para entender o que era e como se procedia para fazer fenomenologia. Outro alerta acerca dessas dificuldades é encontrado no final do parágrafo sete, na Introdução de Ser e tempo. Aí Heidegger adverte seu possível leitor a respeito da linguagem dura, quadrada e "desprovida de encantos" de Ser e tempo. Justifica isso dizendo que uma coisa é fazer um relato narrativo dos entes, outra é tentar apreender o ente em seu ser. E, segundo ele, para esta última tarefa não faltam apenas palavras, falta também uma gramática.
Acontece que, para a Daseinsanalyse voltada para um atendimento terapêutico, a grande questão humana é enfrentar o próprio ser e será desse enfrentamento que surgirão todos os, assim chamados, problemas psicológicos. Isso significa que, se quisermos compreender esta vertente ligada à clínica, teremos que entender Ser e tempo, pois é nele que se encontra a sustentação ou, como dizemos, os fundamentos do sofrimento psicopatológico humano, assim como da prática que procura cuidar dessa dor.
Bilê Tatit Sapienza tem se dedicado a trazer para perto de nosso entendimento a abordagem fenomenológica e existencial. Neste novo livro, Encontro com a Daseinsanalyse, sua preocupação é mostrar, de maneira clara, como podemos nos apropriar da ontologia fundamental na prática clínica. Por alguns instantes, chegamos a esquecer dos alertas heideggerianos acerca da dificuldade da tarefa, tal a clareza e simplicidade com que a autora se expressa. Recomendamos este Encontro, tanto para o estudante que inicia seus estudos sobre o impacto da fenomenologia-hermenêutica na psicoterapia, como também para o leitor mais especializado. (Carlos Eduardo Freire)

Metadado adicionado por Editora Escuta em 23/09/2021

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 23/09/2021
Última alteração: 31/07/2024
Última alteração de preço: 25/03/2024

Autores e Biografia

Sapienza, Bilê Tatit (Autor)

Áreas do selo: ArtesEducaçãoHumanidadesLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

A Editora Escuta foi fundada em 1986 com o objetivo de apresentar ao público brasileiro os textos mais importantes em psicanálise, tanto de renomados autores estrangeiros quanto nacionais. Assim seu catálogo reúne, entre outros de igual relevância, Piera Aulagnier, Pierre Fédida, Christopher Bollas, Renato Mezan, Contardo Calligaris, Maurice Blanchot, Claude Le Guen, Charles Melman, Joel Birman, Paulina S. Rocha, Jurandir Freire Costa, Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Luis Claudio Figueiredo, Zeferino Rocha, Donald Meltzer, Maria Cristina Kupfer, Manoel Tosta Berlinck, Radmila Zygouris, Arthur Tatossian... Durante as décadas de 1980 e 1990, juntamente com a Livraria Pulsional, sua co-irmã, promoveu a vinda ao Brasil de Pierre Fédida, Christopher Bollas, Radmila Zygouris, Piera Aulagnier para conferências, seminários clínicos e seminários teóricos. Atualmente, além de sua solidez na área psicanalítica, investe também em textos primorosos em filosofia, psicopatologia, fenomenologia, psiquiatria e outras áreas do saber humano.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.