Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Pensando como um negro
ensaio de hermenêutica jurídica



Filosofia do Direito, Hermenêutica jurídica, Sociologia jurídica, Racismo


Sinopse

A EDITORA CONTRACORRENTE tem a satisfação de publicar o extraordinário livro “PENSANDO COMO UM NEGRO: ENSAIO DE HERMENÊUTICA JURÍDICA”, de autoria do ilustre Professor Adilson José Moreira. Por meio de um estudo integrado entre narrativas pessoais e análises teóricas, este livro revela a importância do pertencimento social na hermenêutica jurídica. Nele se aborda um tema ausente nas reflexões sobre hermenêutica no nosso país: o papel da raça no processo de interpretação jurídica. A relevância desse tópico decorre do seu lugar central na discussão sobre a legalidade de medidas de inclusão racial e também dos debates sobre as disparidades de tratamento entre grupos raciais no sistema penal. Afirma-se, com grande eloquência, a necessidade de considerarmos a experiência de minorias raciais como parâmetro normativo para a análise do princípio da igualdade, um requisito para o alcance da justiça racial na nossa sociedade.

Metadado adicionado por Editora Contracorrente em 07/11/2019

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 07/11/2019
Última alteração: 15/03/2024
Última alteração de preço: 04/07/2022

Autores e Biografia

Moreira, Adilson José (Autor) , Deharo, Denise (Diagramador) , Valim, Mariela Santos (Capista) , Nicoletti, Juliana (Revisor) , Valim, Camila Almeida Janela (Editor (colaborador)) , Carvalho, Gustavo Marinho de (Editor (colaborador)) , Valim, Rafael (Editor (colaborador))

Áreas do selo: EducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTécnicos

Em um ambiente marcado pela massificação e pela profunda mercantilização do conhecimento, a editora Contracorrente encarna uma proposta radicalmente alternativa. Avessos às simplificações que contaminam a produção literária, buscamos conteúdo de qualidade, apostamos em novos talentos, promovemos traduções de grandes obras estrangeiras, produzimos edições bem cuidadas e valorizamos os nossos autores. Tudo isso, em rigor, é um tributo à inteligência e sofisticação de nossos leitores, cuja fiel companhia agradecemos imensamente. Rafael Valim Gustavo Marinho Camila Valim "Navegar é preciso; viver não é preciso". (Fernando Pessoa)

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.