Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Fotografia getuliana
imagética getuliana na construção do olhar fotográfico nos tempos do Estado Novo



Fotografia Getuliana Imagética Getuliana na Construção do Olhar Fotográfico nos Tempos do Estado Novo


Sinopse

Exímio leitor de imagens, Miguel Freire dirige a atenção, neste livro, para a produção foto-cinematográfica brasileira do período do Estado Novo, identificando em seus produtos traços que, no mínimo, apontam para uma vontade de aproximar-se do tratamento estético conferido a peças de propaganda política, na Alemanha do IIIº Reich.
Fotografia Getuliana foca o papel das imagens na composição da retórica do poder, isto é, na construção de suas narrativas, por extensão enfocando também ao papel da arte na sociedade.
O exame rigoroso das fontes primárias, aliado ao vasto conhecimento teórico e prático do campo da fotografia que Miguel Freire acumulou ao longo de sua trajetória, faz de Fotografia Getuliana uma leitura indispensável para os estudiosos da história da fotografia e do jornalismo cinematográfico brasileiros. Sua importância, entretanto, ultrapassa tais limites disciplinares, contribuindo para o aprofundamento da reflexão sobre o próprio estatuto da imagem na modernidade e sobre as relações entre vanguardas, tecnologia e política.
Vera Lúcia Follain de Figueiredo

Metadado adicionado por Kotter Editorial em 02/01/2020

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 02/01/2020
Última alteração: 11/01/2022

Autores e Biografia

Freire, Miguel (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.