Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Aprendizagem do nada



Experimentação, Linguagem, Memória, Poesia


Sinopse

Aprendizagem do Nada é uma obra experimental que faz o leitor questionar fronteiras que a literatura tradicional cisma em manter. É uma obra de poesia? Ou prosa? São lembranças? Ou uma criação literária inspirada pela leitura de Freud? É a autora personagem de seu livro?
É um enigma, e a melhor forma de resolver um enigma é encarar a Esfinge, ainda que as respostas se transformem em um novo enigma.

Metadado adicionado por Quixote+Do em 25/07/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 25/07/2024
Última alteração: 26/07/2024

Autores e Biografia

Ferreira, Nadiá Paulo (Autor) - Em Aveiro, no ano de 1946, nasceu uma menina, cujo nome já provocou uma grande confusão. A família foi ao cartório para registrar o nome Nádia, que foi recusado porque na época era proibido escolher um nome estrangeiro àquele que nascesse em Portugal. Enfim um acento agudo no segundo ‘A’ resolveu a questão. Entretanto, a família esqueceu este pequeno detalhe. Muitos anos se passaram… No Jardim de Infância, descobri que meu verdadeiro nome era Nadiá. A partir daí ficou para sempre Nádia para os parentes e amigos próximos e Nadiá para as escolas, universidades, etc… Do colégio católico Notre Dame, ao Anglo Americano e Orlando Roças, passaram-se anos… Foi nesse último que descobri o gosto de ler, incentivada por Creusa, professora de língua portuguesa e de literaturas brasileira e portuguesa. Ela repetia que eu escrevia muito bem (coisa que na época eu não acreditava) e que eu tinha que fazer vestibular para o curso de Letras na UERJ. Assim o destino se cumpriu… E em 1972, fui convidada pelo professor Leodegário de Azevedo Filho a dar aulas de Literatura Portuguesa, no Instituto de Letras, onde me aposentei, em 2021. Durante o curso descobri a psicanálise e me tornei leitora dos textos freudianos. Nas instituições psicanalíticas descobri o mais sério leitor da obra freudiana: Jacques Lacan. O encontro com seus textos e seminários despertaram-me o desejo de decifração e de ser psicanalista.

Áreas do selo: HumanidadesLiteratura nacionalTécnicos

Desde 2017, a Quixote+Do dá voz a histórias e ideias de autores e autoras e se destaca como porta de entrada para aqueles que pela primeira vez se encorajam a publicar suas produções. Como bons mineiros, damos acolhida a todo projeto que bate à nossa porta, abraçando com respeito e profissionalismo clientes e colaboradores, sem deixar de lado o compromisso com a qualidade do resultado para autores e leitores.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.