Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Os sonhos-aquário / Les rêves aquariums



Artes Visuais


Sinopse

Os sonhos-aquários apresenta a produção artística do artista visual François Andes realizada entre 2010 e 2021. O conjunto de obras presentes nesse volume reúne diversos projetos — A travessia do desastre, O destecer do arco-íris, A geomancia dos corpos, BWV 988: trinta possibilidades de transgressão e O mestre de capela —, desenvolvidos durante períodos de residências artísticas no Marrocos, Vietnã, Camboja, Coreia do Sul e Brasil, assim como na Inglaterra, Bélgica e França.

François Andes nos apresenta um bestiário imaginário vasto e fascinante, povoado de sonhos, lutas e símbolos ancestrais de diferentes mitologias. Os protagonistas revelados são arcaicos e atemporais e nos mostram como o que tende a se tornar perene, perigosamente se aproxima da fatalidade.

Metadado adicionado por ARS ET VITA em 17/06/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/06/2024
Última alteração: 17/06/2024

Autores e Biografia

Andes, François (Autor) - Nascido em 1969, François Andes vive e trabalha no norte da França, em Faches-Thumesnil. Em 2017, foi o artista em destaque de um dos maiores salões do desenho contemporâneo, o DDessin17. François Andes utiliza o desenho e a performance como linguagens no seu trabalho visual. Em 2010, apresenta a performance Des neuf sortes de territoire. Em 2011, participa da exposição L’esprit du lieu ao lado de C. Lévêque e A. Fleischer no Centro de Arte Contemporânea LabLabanque, em Béthune. Em 2014, cria Le singe qui lèche (O macaco que lambe), performance de 12 horas para as Noites Brancas de Paris (Nuit Blanche, Paris). É ainda artista em residência em Mons, no âmbito do Mons – Capital Cultural da Europa. Em 2018, François Andes realizou uma residência de pesquisa e criação no Institut Français de Ho-Chi-Mihn (Vietnã) e foi também artista em residência da Fundação Mons 2025, onde participou da 1ª Bienal de Arte Contemporânea, em setembro de 2018. Em 2021-2022, participou da exposição individual “A travessia de desastre” no Museu Oscar Niemeyer (Curitiba, Brasil). Entre 2021-2022, teve a retrospectiva das suas obras exibida no Centro de Arte Contemporânea Labanque em Béthune (França). ; Carvalho, Luiz Gustavo (Editor) - Realizou a sua formação musical na Universidade de Música e Artes Dramáticas de Viena e no Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Devido ao seu interesse nas diversas formas de expressão artística, vem realizando um importante trabalho como diretor artístico e curador, tendo apresentado, pela primeira vez no Brasil, importantes nomes do cenário artístico contemporâneo internacional através de diversos projetos realizados pela Ars et Vita.

Áreas do selo: ArtesLiteratura estrangeiraLiteratura nacional

Criada em 2020, a Editora Ars et Vita é uma editora independente e multicultural, criada com o objetivo de divulgar autores pouco conhecidos do público brasileiro. Cerca de 90% do seu catálogo é constituido por projetos originais, concebidos pela Ars et Vita e desenvolvido com autores, artistas visuais e colaboradores, buscando um diálogo entre as artes visuais e a literatura.A Ars et Vita valoriza a pluralidade de vozes e olhares, a interdisciplinaridade e a transversalidade de temas, colaborando com as mudanças de paradigmas em curso em âmbito mundial.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.