Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A revolução do fast-fashion
estratégias e modelos organizativos para competir nas indústrias hibridas



moda, industria da moda, fast fashion, mercado, consumo, economia


Sinopse

O tema, inédito em publicações no Brasil, analisa a transformação do modo de consumo do produto moda na Europa nos últimos dez anos. De acordo com Cietta, o fast fashion não é apenas um negócio de copiadoras e nem um modelo de produção para segmentos de baixo escalão. É um setor onde o tempo é um bem escasso, e existe uma complexa estratégia de organização que reúne várias áreas de uma mesma empresa.
O modelo fast-fashion não é como normalmente se acredita, como sendo um modo para vender produtos de baixo valor agregado e com pouca criatividade. Trata-se, na verdade, de um exemplo que revoluciona a tradicional maneira de apresentar as coleções sazonais, com um ciclo contínuo e criativo. "Neste negócio, velocidade é apenas um dos vários elementos de sucesso, porque, acima de tudo, o que determina o êxito é a gerência da cadeia de criatividade”, afirma Cietta.
Em todo o mundo, muitas companhias focadas neste nicho de mercado contam com "caçadores de tendência", profissionais que estão sempre alerta nos principais acontecimentos mundiais, inclusive o que as pessoas - celebridades, anônimos, profissionais de moda – vestem. Com isso, o mercado pode investir em mini-coleções que podem ser produzidas para atender as solicitações do mercado o mais rápido possível.
No Brasil não há estudos específicos sobre a movimentação deste modelo, mas sabe-se que o faturamento da cadeia têxtil e de confecção no país é de US$ 45 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). “O fast fashion no Brasil ainda é um movimento recente, mas com a internacionalização da moda brasileira, o modelo de negócio no país vem aprimorando e se tornando cada vez mais importante”, conclui Cietta.

Metadado adicionado por Estação das Letras e Cores em 30/10/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 30/10/2024
Última alteração: 30/10/2024

Autores e Biografia

Cietta, Enrico (Autor) - Enrico Cietta é Economista, sócio-diretor da Diomedea, onde é responsável pela área de estudos e pesquisas da empresa. Formado pela Universidade Bocconi, de Milão, e pós graduado em economia na Victoria University de Manchester (UK). Desde 2002 é professor de economia de moda no curso de pósgraduação em Comunicação para as Industrias Culturais, na Universidade Católica do Sacro Cuore, de Milão. Desde 2009 colabora no curso Marketing das pequenas e medias empresas da Universidade Bocconi, de Milão. É especialista em regiões industriais e em indústrias criativas (moda e design). Tem se ocupado de soft economy e do impacto dos serviços sobre os setores industriais. É consultor de importantes empresas de moda na Europa e de algumas associações industriais italianas e brasileiras no setor de moda e design. Colabora como editor econômico de moda e design para alguns jornais diários, entre eles; La Repubblica, Quotidiano Nazionale e também para algumas revistas setoriais. É autor dos livros: Il valore della moda, publicado em 2006 pela editora Bruno Mondadori, e La rivoluzione del fast fashion. Strategie e modelli organizzativi per competere nelle industrie ibride, publicado em 2009 na Itália pela editora Franco Angeli.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.