Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Os Mbya Guarani
Aldeia Tekoá Kutity



guarani, mbya guarani, indígenas, modos de vida, palavras guarani, legado guarani, lendas indígenas, hábitos da aldeia, aldeia kuruty, imigraçào indígena, história da civilização, povos orginários, brasil antigo, rio grande do sul, canela, plantas nativas, caça e pesca, ocas, entidades religiosas indígenas


Sinopse

Quais são as colaborações dos povos indígenas que auxiliaram na formação de nossa cultura?
Com certeza, os aldeões mbya guarani foi um dos que mais contribuíram. Eles são hoje considerados importantes agentes sociais para explicar as mudanças culturais modernizantes, ocorridas há mais de dois mil anos, no Sul do Brasil. O objetivo desta publicação é a busca das raízes de nossa herança social e cultural.
Estas páginas nos abrem novos horizontes para um passado perdido na memória do tempo e finalmente recuperado pelas pesquisas recentes.

O objetivo desta publicação é a busca das raízes de nossa herança social e cultural. Ou seja, o legado de nossos antepassados, de todas as origens e de todos os tempos. Queremos evidenciar os caminhos que devemos explorar para conhecer a história do povoamento do Sul do Brasil, sobretudo a contribuição dos povos originários. Muito já se falou sobre as contribuições dos açorianos, dos alemães, dos italianos, dos poloneses etc. Diversas foram as práticas culturais que, junto conosco, escreveram essa história ao longo do tempo. Trata-se de descobrir também quais são as colaborações dos povos indígenas que auxiliaram na formação de nossa cultura.
A nossa história atual é o resultado de milhares de anos de ocupação humana, iniciada pelos povos indígenas originários que para aqui migraram.
Trouxeram todos a sua valiosa colaboração.
Os povos originários foram importantes protagonistas de uma das maiores transformações culturais ocorridas em nosso planeta, após o período glacial.
Para os arqueólogos essa foi uma revolução tecnológica tão importante quanto a Revolução Industrial.
Esses grupos de aldeões-horticultores trouxeram desde o Amazonas para o Sul do Brasil modelos de sociedades complexas que mudaram o tipo de povoamento que se realizava aqui.

Ha’evete!
Gratidão.


Metadado adicionado por Libretos em 09/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 09/07/2025
Última alteração: 09/07/2025

Autores e Biografia

Nhe'ery, Cacique MArcelino Kuaray (Autor) - Cacique Marcelino Kuaray Nhe’ery Com apenas 28 anos, Marcelino foi escolhido porta-voz da Aldeia Kurity, instalada acima da Barragem dos Bugres, em Canela, desde 2021, por apresentar qualidades como o espírito de liderança, mais importantes que a tradicional longevidade. Na área cultural, em 2023, idealizou, junto ao Canela Cineclube e ao Museu do Festival de Cinema de Gramado, um projeto democrático de exibição de um filme do povo guarani para aldeias indígenas da região. No mesmo ano criou o Coral Kurity, que se apresentou na SAF – Semana da Arte e Fotografia e na 23ª Feira do Livro Josué Guimarães de Canela, em 2024. Recebeu prêmio da Lei Paulo Gustavo como agente cultural e foi contemplado na Pnab para a elaboração de um livro sobre os símbolos guaranis. Em março de 2025 conduziu duas atividades no Festival Saíra Encantada. ; Kern, Arno Alvarez (Autor) - Arno Alvarez Kern É nascido nas Missões, em Santo Ângelo (RS). Após mudar-se criança para Porto Alegre, licenciou-se em História pela UFRGS em 1969. Mestre em História pela PUCRS (1979) e doutor em Arqueologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1981, França), onde também realizou dois pós-doutorados (1995-97). Aposenta­do, veio morar em Canela, na Serra Gaúcha, onde conheceu a aldeia guarani Tekoá Kurity e criou amizade com o cacique Marcelino Kuaray Nhe’ery.

Sumário

10
Primeira migração
Os caçadores nômades


14
Os Guarani aldeões-horticultores
As migrações da floresta tropical
Mudança de hábitos
Centro de invenções na Amazônia


19
Expansões tupi-guarani
Hipóteses de migrações no mundo
No Rio Grande do Sul


22
Segunda migração
A busca de uma terra perfeita
O bom caminho
Construções sólidas
Base da alimentação da sociedade colonial
Organização social


32
A língua dos Guarani
Algumas palavras indígenas
incorporadas ao português

35
O legado guarani
em plantas e medicamentos

41
A voz da Tekoá Kurity
A lenda do Jekupê
Sepé Tiaraju
Escultura de animais
Os rios estão secando

57
Pensar o mundo
Falar com as divindades
A arqueologia e a antropologia

68
Bibliografia



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.