Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Memórias de um pobre homem



DYONELIO, Dyonelio machado, 1935, autores gaúchos, premio machado de assis, erico verissimo, comunismo, fascismo, estado novo, século xix, porto alegre, guerra de 1923, macedada, prisao, particdo comunista, presos políticos, quartel da glória, biografia, conto censurado, censura, noite no acampamento, revista do globo, maria grawunder, maria zenilda grawunder, instituto estadual do livro, rio grande do sul, memórias


Sinopse

Memórias de um pobre homem é relançado pela Libretos para marcar os 130 anos de nascimento de Dyonelio Machado (Quaraí, 21 de agosto de 1895), os 40 anos de sua morte (Porto Alegre, 19 de junho de 1985) e os 90 anos do lançameno de Os ratos, considerado por muitos críticos como sua obra-prima. A primeira edição foi do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul em 1990.

Metadado adicionado por Libretos em 08/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 08/07/2025
Última alteração: 08/07/2025
Última alteração de preço: 08/07/2025

Autores e Biografia

Machado, Dyonelio (Autor) - Dyonelio marcou de muitos modos a vida gaúcha. Foi profissional humanista e uma personalidade interessante, destacada e controvertida no meio literário e político. Viveu, circulou e atuou no núcleo das explosões políticas e culturais do século, como sujeito e objeto da história, privilégio só daqueles poucos seres humanos dotados de capacidade superior de assumir posições e de marcar, por suas palavras e por suas ações, algum momento histórico. (...) Sua obra ficcional se constitui em palavra metafórica sobre a vida, a arte e a literatura, em dasafio para a compreensão do fenômeno literário. Suas memórias vêm completar suas palavras com depoimento sobre a historicidade e as circunstâncias de sua vida e obra. (Maria Zenilda Grawunder) Dyonelio Machado tem um lugar próprio e peculiar na literatura do Rio Grande do Sul, como autor de romances nos quais vicejam a ironia, a estranheza e o compromisso inarredável com suas convicções tanto como cientista quanto ser político. Do menino empurrado à precocidade pela morte trágica do pai, do jovem que vem à capital e se envolve de corpo e alma como o ambiente cultural efervescente, do médico que escolheu a psiquiatria para melhor entender o comportamento humano, do positivista que aderiu ao socialismo, do militante perseguido por suas ideias, sua vivência multifacetada acompanha os grandes movimentos do século 20, os quais ele observa com seu olhar acurado e profundamente sincero, cuas reflexões fazem parte deste livro. (Rafael Guimaraens)

Sumário

APRESENTAÇÃO
Do menino ao militante
Rafael Guimaraens 9


Memórias de um pobre homem

I
Imagens fugitivas 17
Como nos velhos tempos 31
Resposta ao questionário 39

II
Um solitário 49

III
Um pobre homem 57
IV
Sursis à l’exécution 69

V
Novembro de 35 75

VI
A violência 91

VII
Un épisode sous la terreur 101

VIII
A experiência parlamentar 109

IX
Mais lamúrias 123


CONTO
Noite no acampamento 131

POSFÁCIO
O escritor que depõe
Maria Zenilda Grawunder 141

Obras de Dyonelio Machado 157



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.