Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

CIOMACIO
tankas / haikais / haicus /pequenos versos / inventorias



tankas, haicais, haikus, haikai, raikuis, brasil na forma oriental, um pe de vento de nome hia, Cambalhotas, fera flor, poemas com humor, humor na soluçào dos conflitos, sonoridade, rima, rima interna, rima externa, geraçào de poetas, nova geração da poesia brasileira


Sinopse

Holofote
Num dos tankas de CIOMACIO, Mario Pirata nos diz:
“para quem/já foi holofote/ando meio toco de vela//mas ainda volto/a ser fogueira”.
O tanka é uma forma de poesia japonesa anterior ao haicai. Tem cinco versos, distribuídos, geralmente, em dois tempos, que podem estar dispostos em duas estrofes, uma de três e outra de dois versos.
No Brasil, o haicai ficou muito mais conhecido, mas temos algumas boas referências em traduções, com os tankas de Takuboku Ishikawa e Machi Tawara. De produção nacional, Jiddu Saldanha e Claudio Daniel são dois dos que lançaram livros, aclimatando no Brasil mais essa forma oriental.
Neste, do Pirata, temos tanto haicais como tankas. Mas, sobretudo, há o estilo desse poeta que, ao longo da sua produção, lançou livros marcantes como o inaugural Um pé-de-vento de nome Huá, Cambalhota e Feraflor.
Seu gosto pelo inusitado, pelo humor na solução dos conflitos e dos poemas, pela sonoridade das rimas internas e externas, tudo isso está mais uma vez aqui presente.
Mas, voltando a holofote: Mario Pirata, de fato, iluminou, e segue a iluminar, toda uma geração de poetas.
RICARDO SILVESTRIN


Metadado adicionado por Libretos em 16/06/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 16/06/2025
Última alteração: 16/06/2025

Autores e Biografia

Pirata, Mario (Autor) - Mario Augusto Franco de Oliveira, Mario Pirata, nasceu em Porto Alegre. Cursou Filosofia na Universidade Federal do RS. Participou de cursos nas áreas de dança, teatro e música. Tem formação em psicomotricidade e recreação teapêutica. Fez parte da "geração mimeógrafo" dos anos 71970 e 1980. Tem 17 livros publicados, participações em antologias e publicações diversas.Segundo o poeta Ricardo Silvestrin, Mario Pirata é holofote (referência ao haikai de Mario: "para quem já foi holofote, ando meio toco de vela, mas ainda volto a ser fogueira") e "de fato, iluminou, e segue a iluminar, toda uma geração de poetas".

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.